Home » Sociedade » Escolas e universidade » Foi apresentado o Laboratório Colaborativo do Turismo
Foi apresentado o Laboratório Colaborativo do Turismo

Foi apresentado o Laboratório Colaborativo do Turismo

O contexto atual e a necessidade de preparar o setor do turismo para um futuro mais sustentável deu o mote para o lançamento do primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo (Knowledge to Innovate Professions in Tourism) que foi formalmente apresentado na quinta feira (8), numa sessão que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

A constituição do Laboratório Colaborativo do Turismo prevê um plano de investigação dividido em três eixos estratégicos: conhecimento, emprego e competitividade sustentável; bem como cinco áreas de desenvolvimento: informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade e inovação e empreendedorismo, com o objetivo de dar resposta aos constrangimentos do setor.

Adicionalmente, este plano está também suportado por três cenários que antecipam os estágios de recuperação que o turismo vai enfrentar. Numa primeira fase estão previstas ações de resiliência, seguindo-se a recuperação suportada por projetos de inovação e empreendedorismo e, num terceiro momento perspetiva-se a transformação digital do setor do turismo.

Recorde-se que o KIPT resulta de uma iniciativa da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, com financiamento da FCT e conta com uma liderança conjunta das entidades parceiras ligadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à governação turística, aos sistemas de informação, à certificação, à hotelaria e restauração, à operação, às agências de viagens, à sustentabilidade e à inovação e empreendedorismo. São elas: a Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Turismo do Centro, Município de Loulé, Algardata, Sistemas Informáticos, SA, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, SGS Portugal, Salvor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA, HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA, Prizmakat Lda, BLue Geo LIghthouse, Lda, Logical Safety S.A e UPSTREAM – Valorização do Território, S.A..

Sobre a Universidade Europeia

A Universidade Europeia tem como missão desenvolver profissionais globais que saibam responder aos desafios do mercado de trabalho e proporcionar uma aprendizagem baseada na investigação científica. Conta com uma forte aposta na internacionalização e recorre atualmente a um modelo de ensino inovador – EXPERIENTIAL LEARNING HYFLEX – que, assente numa forte componente tecnológica, alia as aulas presenciais, personalizadas e de base experiencial, com as aulas à distância e a digitalização dos conteúdos, garantindo aos estudantes uma experiência de ensino imersiva e o acesso permanente à informação a partir de qualquer lugar. Com uma oferta diversificada de Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, a Universidade Europeia é líder em Turismo e Design e uma referência no ensino de outras áreas de conhecimento como Gestão, Recursos Humanos, Desporto, Direito, Psicologia e Comunicação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.