Home | Atualidade | Europa | Foi aprovado o Certificado Digital Covid da UE
Avança o acordo para Certificado Digital Covid da UE

Foi aprovado o Certificado Digital Covid da UE

O Certificado Digital Covid da UE que facilite a livre circulação dos cidadãos na UE durante a pandemia, já avançou com um acordo provisório entre o Parlamento e o Conselho Europeu.

O certificado estará disponível em formato digital ou papel e atestará que seu portador foi vacinado contra o coronavírus, apresentou um resultado negativo num recente teste à Covid, ou se recuperou da infeção.

Na prática, serão três certificados distintos. Um modelo europeu comum permitirá que os Estados-membros emitam certificados que serão válidos nos outros países da UE.

O regulamento do Certificado Digital Covid da UE deve vigorar por 12 meses. O certificado não será uma condição prévia para o exercício do direito à livre circulação e não será considerado um documento de viagem.

Segundo a informação de Bruxelas, a Comissão Europeia, comprometeu-se a disponibilizar 100 milhões de euros, para facilitar a existência de “testes baratos e acessíveis”, ao abrigo do Instrumento de Apoio de Emergência para a compra de testes para a infeção por SARS-CoV-2 com o propósito de emitir o Certificado Digital Covid da UE.

PE / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.