Home » Sociedade » Escolas e universidade » Forma√ß√£o de professores de Educa√ß√£o socioemocional
Formação de professores de Educação socioemocional

Formação de professores de Educação socioemocional

A Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Educação formalizaram um acordo que visa implementar, já no próximo ano letivo, um projeto de formação de professores na área da educação socioemocional.

O an√ļncio foi feito por Pedro Cunha, Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, no √Ęmbito de um evento online dinamizado pela Associa√ß√£o Mente de Principiante – organiza√ß√£o com interven√ß√£o no desenvolvimento pessoal desde a inf√Ęncia -, que reacendeu o debate para a valoriza√ß√£o das compet√™ncias sociais e emocionais das crian√ßas e jovens e lan√ßou um Ebook sobre o programa de educa√ß√£o socioemocional que intervencionou, de forma pioneira, em quatro escolas p√ļblicas de Matosinhos, distrito do Porto, neste ano letivo que agora termina.

A educa√ß√£o socioemocional tem vindo a assumir uma import√Ęncia crescente e comprovada em contexto escolar. Este m√™s, foi aprovado em Resolu√ß√£o do Conselho de Ministros n¬ļ 90/2021 de 7 de julho, o Plano 21/23 Escola+ (um Plano Integrado para a Recupera√ß√£o das Aprendizagens), e que prev√™, entre os objetivos estrat√©gicos, o investimento no bem-estar social e emocional. O desenvolvimento geral de compet√™ncias socioemocionais promotoras de uma atitude respons√°vel e da vontade de ser e fazer melhor no seu percurso educativo e na sociedade, em geral, s√£o os benef√≠cios e impactos apontados no programa.

A mudan√ßa de paradigma j√° est√° a acontecer em Portugal. A provar esta realidade est√° o sucesso da implementa√ß√£o do programa de educa√ß√£o socioemocional ‚ÄėCalmamente¬ģ – Aprendendo a Aprender-se‚Äô no ano letivo 2020/2021. O projeto foi integrado em hor√°rio curricular de quatro escolas do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos, e foi dinamizado pela Academia Mente de Principiante com o apoio das Academias Gulbenkian do Conhecimento e monitorizado pelo Instituto Universit√°rio da Maia (ISMAI).

Os resultados preliminares foram revelados no webinar promovido pela Mente de Principiante intitulado ‚ÄúCalmamente¬ģ – Aprendendo a Aprender-se ‚ÄĒ Viagens no Presente e no Futuro‚ÄĚ, onde todos os agentes educativos participantes no evento sublinharam o impacto positivo da educa√ß√£o socioemocional, reconhecendo a sua implementa√ß√£o como imperiosa para a educa√ß√£o integral de crian√ßas e jovens e, ainda, como ferramenta de preven√ß√£o ao n√≠vel da sa√ļde mental.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.