Home » Atualidade » Nacional » Formalizada a constituição da Tech Alliance em Guimarães
Formalizada a constituição da Tech Alliance em Guimarães
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Formalizada a constituição da Tech Alliance em Guimarães

A Tech Alliance, uma rede colaborativa constituída por oito entidades ligadas à inovação, ciência e ao desenvolvimento tecnológico, foi formalizada esta quinta feira em Guimarães, numa sessão que contou com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta rede será liderada, na sua fase de arranque, pelo DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, em articulação com os restantes parceiros.

Participam na constituição desta rede colaborativa, a DTx, CEiiA, 4LifeLab, Centro de Computação Gráfica, DONE Lab, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde e Centro Clínico Académico, uma aliança que visa o desenvolvimento de novos produtos e serviços de valor acrescentado.

Na ocasião, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, afirmava que: “Encaro esta aliança, em que o principal desafio é de como vão conseguir identificar os componentes que faltam nos nossos conceitos tecnológicos e institucional para fazer face a pôr produtos de ponta no mercado, inclusive a nível internacional”.

“Esta aliança será um contributo das oito entidades para o reforço da competitividade da região Norte na conceção e industrialização de produtos e serviços tecnologicamente inovadores baseados em competências multidisciplinares comprometidas com a complexidade inerente aos desafios da emergência, ubiquidade e digitalização da sociedade atual”, afirmou Ricardo Machado, presidente do DTx e vice-reitor da Universidade do Minho.

A Tech Alliance será operacionalizada através de projetos conjuntos que cruzam as agendas de I&D e de inovação dos laboratórios colaborativos, baseada na complementaridade das oito entidades que a compõe.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.