Home » Municipios » Fórum Económico promoveu o trabalho em rede
Fórum Económico promoveu o trabalho em rede

Fórum Económico promoveu o trabalho em rede

O Fórum Económico de Palmela juntou dezenas de empresários, investidores, empreendedores, entre outros profissionais, a 27 e 28 de outubro, para dois dias de trabalho em rede e reflexão, com o tema “Desenvolvimento Económico num Mundo em Mudança – Empreendedorismo, Criatividade e Capacitação”.

Depois da 1.ª edição, realizada em 2021 em formato webinar, a edição deste ano decorreu já em formato presencial, retomando uma dinâmica que o Município de Palmela pretende que seja em crescendo.

O primeiro dia foi dedicado a apresentações teóricas no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, com os contributos de várias/os especialistas, organizadas em cinco painéis: “Inovação e Criatividade”, “A Criação de um Ecossistema Empreendedor”, “Redes de Colaboração”, “Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem” e “Capacidade Empreendedora: Experiências e Boas Práticas”. Na manhã do segundo dia, decorreram visitas a empresas do concelho.

«O empreendedorismo, a criatividade e a capacitação são peças-chave para continuarmos a responder aos problemas que se nos colocam e seguir em frente», sublinhou o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, na sessão de abertura, a propósito da escolha do tema do Fórum. A estratégia de desenvolvimento que a Autarquia defende, explicou, «assenta num conceito de território polinucleado, com um tecido económico diversificado e complementar, com sólidas redes de parceria, que promovam a partilha de recursos, a criação de sinergias e o reforço de um ecossistema empreendedor e sustentável».

O Vereador da área do Desenvolvimento Económico, Luís Miguel Calha, reforçou, durante o encerramento do Fórum, que «o fortalecimento da economia e o apoio social é uma prioridade central do Município». «Temos apoiado crescentemente o tecido económico instalado. Contribuímos para o crescimento do emprego qualificado. Mas temos, também, investido muito em políticas sociais, estimulado a responsabilidade social das empresas, a promoção do território e apostado na captação de investimento.

Luís Miguel Calha aproveitou a ocasião para partilhar algumas linhas de ação do trabalho que o Município tem desenvolvido nos últimos anos nesta área, de que são exemplos o Plano de Ação e Regeneração Urbana e a Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Palmela, o Programa de Ação para a Inovação, Empreendedorismo e Emprego no Concelho de Palmela, o Programa de Ação para a Capacitação de Jovens, a abertura da primeira Incubadora de Empresas municipal e a candidatura, já aprovada, ao PRR – Comunidades Desfavorecidas, com ações estruturantes para o financiamento de novos espaços de incubação em Águas de Moura e Poceirão.

O Fórum Económico foi organizado em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, AIP – Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria, Madan Parque de Ciência, IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal e IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, com o apoio da Adega de Palmela.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.