Home » Sociedade » Notícia* » Fórum Turismo reuniu 200 participantes em Palmela
Fórum Turismo reuniu 200 participantes em Palmela

Fórum Turismo reuniu 200 participantes em Palmela

O Fórum Turismo Palmela reuniu cerca de 200 participantes, na quarta feira, 16 de novembro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, espaço de encontro, reflexão e debate para os vários agentes do setor.

“Retoma Turística – Estratégia | Inovação | Futuro” foi o tema da edição deste ano, com um programa estruturado em três painéis – “Estratégia de Desenvolvimento Turístico na Região da Arrábida”, “A Cooperação como Elemento de Retoma do Turismo” e “Estratégias e Sinergias – Uma visão integrada para o Futuro” – e com os contributos de várias/os oradoras/es regionais e nacionais.

«Esta relação de parceria que conseguimos estabelecer e temos vindo, paulatinamente, a consolidar, já é, na minha opinião, um bom exemplo de estratégia com vista à retoma turística», referiu o Presidente da Câmara Municipal de Palmela.

Álvaro Balseiro Amaro realçou que «o trabalho em rede e esta forma de construir de forma coletiva e participada é parte integrante do ADN deste concelho, no setor do turismo e, de forma transversal, nas mais diversas áreas de atividade». Desde logo, no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com os municípios vizinhos do Território Arrábida (Setúbal e Sesimbra). Mas os laços de parceria estendem-se também a outros municípios e regiões do país e do mundo, por via quer da cooperação para o desenvolvimento, quer de projetos e redes que a Autarquia integra.

O Fórum foi organizado com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da ERTRL – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Jorge Humberto Silva, Diretor do Departamento Operacional da ERTRL e presença assídua em todas as edições, sublinhou que a realização desta iniciativa ano após ano revela a «persistência e resiliência com que Palmela tem insistido em refletir sobre o Turismo». «O Fórum é realmente importante, porque sem formação não há boa decisão», considera.

Para Teresa Ferreira, Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, «é bom podermos falar sobre retoma turística e faz sentido, porque 2022 é um ano muito importante para esta retoma». Na sua opinião, o principal desafio atual é «conseguir desenvolver um turismo responsável», nos pilares económico, ambiental e social».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.