Home » Ciência & Tecno » Fraunhofer Portugal premiada no Microsoft Indoor Location

Fraunhofer Portugal premiada no Microsoft Indoor Location

A Fraunhofer Portugal conquistou o terceiro lugar no concurso Microsoft Indoor Location com a sua tecnologia “Precise Indoor Location” (PIL), alvo de um pedido de patente.

O prémio foi atribuído na quarta feira (15) durante a Conferência ISPN 2015, que decorreu em Seattle, uma iniciativa que contou com a participação de mais de 40 candidaturas da indústria e da academia, esta é atualmente a competição mais reconhecida na área a nível mundial.

O projeto PIL é uma tecnologia de localização para espaços interiores com grande precisão e que permite navegação usando um smartphone convencional. O PIL foi desenhado para suportar vários cenários de uso real, como ter o smartphone no bolso, ou durante chamadas ou mensagens.

O concurso da Microsoft Indoor Location diferencia sistemas que não requerem qualquer tipo de infra-estrutura e sistemas que requerem a instalação de infra-estrutura adicional.

A Fraunhofer Portugal participou na categoria livre de infra-estrutura e foi o único participante com uma solução baseada exclusivamente em técnicas de dead reckoning (que utilizam os sensores inerciais de smartphones comuns, sem recurso a outras tecnologias de suporte, como por exemplo, triangulação WiFi).

Com um erro médio de apenas 2,6 metros a Fraunhofer Portugal demonstrou que os algoritmos que foram desenvolvidos nos últimos anos pela equipa do PIL são inovadores, também a nível internacional.

O objetivo da equipa PIL é fornecer uma solução comercial de localização que não seja apenas livre de quaisquer requisitos de infra-estrutura, mas também que não exija esforços para gerar e manter mapas de edifícios especificamente para este fim, de modo a contribuir para a rápida disseminação de soluções de localização em espaços interiores. Os mercados-alvo são, por exemplo, o retalho, soluções para provedores de segurança públicas e privadas ou pessoas idosas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.