Site icon Ipressjournal

Frota da CARRIS disponibiliza internet Wi-Fi gratuita

Mais de 40.000 passageiros da Carris, utilizaram no primeiro mês de implementação, o serviço de internet Wi-Fi, disponibilizado pela companhia em toda a frota, numa parceria com a NOS.

A NOS foi vencedora do concurso, promovido pela CARRIS, para a instalação, operacionalização e manutenção de um sistema Wi-Fi em 724 veículos, entre autocarros, elétricos, ascensores e elevadores. A instalação abrange a atual frota e vai estender-se a futuras aquisições de veículos.

Com uma capacidade para mais de 15.000 utilizadores em simultâneo, o serviço contou, em janeiro de 2019, com cerca de 42.000 utilizadores a usufruírem de acesso Wi-Fi gratuito durante os trajetos feitos a bordo. Os 42 mil utilizadores deste período correspondem a aproximadamente 146 mil sessões e um tráfego total de 5 TB.

A implementação da solução tecnológica da NOS, realizada em parceria com a Wavecom, demorou dois meses. A solução é composta por routers 4G/Wi-Fi/GPS instalados em cada composição, uma plataforma de autenticação e de comunicação com os passageiros (Cloud Base Authentication System ) e uma infraestrutura de gestão e monitorização.

Com a disponibilização deste serviço a CARRIS garante aos seus passageiros, o acesso gratuito à rede móvel via Wi-Fi em toda a frota, atualmente constituída por 670 autocarros, 40 elétricos, 10 elétricos articulados, três ascensores e um elevador. A Carris transportou, em 2018, mais de 120 milhões de passageiros.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS “enquanto parceiro tecnológico para a transformação digital de toda a economia portuguesa, a seleção da NOS para implementar e gerir a solução técnica que disponibiliza Wi-Fi gratuito aos milhões de passageiros da Carris constitui um grande orgulho e uma grande responsabilidade. Estamos certos de que este é um serviço que vai tornar mais cómodas e proveitosas as deslocações de todos os passageiros da CARRIS”.

Para António Pires, Administrador da CARRIS, “este projeto demonstra o compromisso da CARRIS com a melhoria do serviço e o conforto do cliente. Este investimento na disponibilização de internet gratuita a quem viaja nos nossos veículos visa melhorar a experiência de andar na CARRIS, e juntamente com a APP Carris reforça os argumentos para deixar o carro em casa e, de uma forma segura e eficaz, aproveitar o tempo de viagem”

Com esta solução a NOS e a CARRIS têm como objetivo contribuir para a democratização do acesso aos melhores serviços de Internet em mobilidade junto dos Portugueses.

A CARRIS faz parte de um conjunto de mais de mil entidades e organismos em Portugal, que beneficiam do alto desempenho e fiabilidade das redes Wi-Fi NOS, como são os casos das Câmaras Municipais do Porto, Setúbal e Aveiro, Instituto Nacional de Estatística, Brisa – Autoestradas de Portugal, ANA – Aeroportos de Portugal, Metro do Porto, EDP Renováveis, Hotéis Solverde e Novotel, Galp Energia, Petrogal assim como todas as Universidades públicas e Institutos Politécnicos do país.

Partilhe:
Exit mobile version