Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » FT-Se o concept-car desportivo el√©trico da Toyota
FT-Se o concept-car desportivo elétrico da Toyota

FT-Se o concept-car desportivo elétrico da Toyota

A Toyota acredita num emocionante futuro para carros desportivos de alto desempenho e para o demonstrar desenvolveu o concept-car el√©trico a bateria de zero emiss√Ķes de dois lugares designado FT-Se.

Incorporando a experiência adquirida pela TOYOTA GAZOO Racing para criar carros cada vez melhores através do seu envolvimento no automobilismo, o concept-car FT-Se apresenta uma visão de como a relação de um piloto com o seu veículo irá evoluir e aprofundar-se.

FT-Se √© uma sigla para ‚ÄėFuture Toyota Sports Electric‚Äô, o FT-Se √© um concept-car de alto desempenho para a era neutra em carbono. Revela uma silhueta incrivelmente elegante e baixa, carater√≠stica de um desportivo puro de dois lugares, com tecnologia de propuls√£o el√©trica a bateria da pr√≥xima gera√ß√£o.

Com uma altura de apenas 1220 mm, recupera mem√≥rias de autom√≥veis desportivos cl√°ssicos do passado, enquanto a sua largura de 1895 mm gera um visual muito focado e acentuado por um design dianteiro vanguardista que combina curvas suaves e linhas agressivas. A longa e elegante silhueta com 4380 mm de comprimento chama a aten√ß√£o gra√ßas √†s suas linhas aerodin√Ęmicas, formas trapezoidais distintas e spoiler traseiro evocativo.

No interior, o cockpit de √ļltima gera√ß√£o disp√Ķe de controlos intuitivos e prop√Ķe uma experi√™ncia de condu√ß√£o mais envolvente, com um baixo painel de bordo a favorecer uma muito boa visibilidade. Os novos apoios almofadados para os joelhos protegem o condutor e passageiro dos impactos gerados pelas for√ßas G durante a condu√ß√£o, seja em estrada ou no habitat natural do FT-Se, a pista de corridas.

Os progressos nas áreas da eletrificação e da tecnologia inteligente permitiram à Toyota continuar a desenvolver uma filosofia já iniciada em 2021, quando o primeiro concept desportivo foi revelado como parte da visão da marca para veículos elétricos a bateria (BEV).

A melhorada estabilidade de condu√ß√£o e o desempenho aerodin√Ęmico complementam a resposta e o entusiasmo puro gerado por uma motoriza√ß√£o el√©trica de alto desempenho de futura gera√ß√£o.

As mais recentes baterias, de reduzida altura e alta densidade energética, são um fator determinante para que o FT-Se expanda os limites do desempenho. Essa tecnologia, combinada com a redução do tamanho e do peso de componentes como o motor, a transmissão e a unidade de ar condicionado, abre novas possibilidades no progresso das qualidades tradicionais dos automóveis desportivos, como a capacidade de curvar com estabilidade, comportamento ágil e travagem confiante.

O FT-Se poder√° continuar a evoluir atrav√©s de atualiza√ß√Ķes cont√≠nuas de software, ao mesmo tempo que pretender√° refletir o estilo de vida e os valores individuais do seu condutor atrav√©s da personaliza√ß√£o e de fun√ß√Ķes de conveni√™ncia para uma utiliza√ß√£o tranquila. A Toyota acredita que a mobilidade futura ir√° para l√° do fornecimento de ferramentas de transporte f√≠sico, tornando-se um parceiro de estilo de vida. O concept-car FT-Se √© uma vis√£o de como um autom√≥vel desportivo el√©trico a bateria se poder√° tornar um ve√≠culo √ļnico para acelerar a pulsa√ß√£o do condutor e promover um v√≠nculo de longo prazo.

A Toyota mostrou o FT-Se pela primeira vez no Japan Mobility Show 2023, em Tóquio, entre 26 de outubro a 5 de novembro, ao lado do FT-3e, um concept do tipo SUV, igualmente com motorização elétrica da próxima geração. Ambos os veículos representam um futuro transformado pela eletrificação e pela inteligência, para ir além de fornecer uma ferramenta de transporte físico e explorar novas experiências proporcionadas pelos automóveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.