Home » Sociedade » Iniciativas » Fundação ”la Caixa” lança concurso para projetos associativos
Fundação ”la Caixa” lança concurso para projetos associativos

Fundação ”la Caixa” lança concurso para projetos associativos

A Fundação “la Caixa” lança hoje, no âmbito do Programa Humaniza, um concurso dirigido a entidades privadas sem fins lucrativos com o intuito de reforçar a intervenção de três associações representativas de doentes, familiares, profissionais, amigos e/ou voluntários, com reconhecida intervenção no âmbito de doenças avançadas, com o objetivo de promover e financiar a implementação de projetos inovadores de sensibilização pública e/ou de promoção de apoio durante a doença e/ou luto no âmbito psicossocial e espiritual, a doentes e às suas famílias.

O apoio aos projetos terá a duração de um ano, com possibilidade de renovação por um período máximo de três anos, dependente do cumprimento dos objetivos e dos resultados estabelecidos para o projeto, que serão avaliados anualmente. O apoio financeiro conferido pela Fundação ”la Caixa” a cada entidade selecionada corresponderá a um montante máximo de 50.000 € por ano a determinar de acordo com a dimensão final do projeto.

O prazo de submissão das candidaturas tem início hoje, 24 de outubro e termina no dia 28 de novembro de 2018. Posteriormente, uma comissão composta por especialistas será responsável por avaliar os projetos submetidos.

Com o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação ”la Caixa” complementa a ação governamental, reforçando sobretudo o apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas e seus familiares, através da atuação de profissionais com a formação e experiência necessárias para prestar os melhores cuidados. As associações de doentes, familiares e amigos, profissionais e voluntários são também participantes ativos nesta missão, assumindo os movimentos associativos, muitas vezes, a representação pública das pessoas doentes e dos que delas cuidam.

No âmbito do Programa Humaniza, a Fundação ”la Caixa”, o Ministério da Saúde e os Governos Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores já impulsionaram a criação de 10 equipas de apoio psicossocial para reforçar o apoio a pessoas em fim de vida. As equipas começarão ainda este ano a desenvolver a sua ação no terreno.

A Fundação ”la Caixa”, com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, está a desenvolver o seu plano de ação para 2018 em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. O apoio a pessoas com doenças avançadas e seus familiares é uma das linhas estratégicas deste plano, no qual também se destacam o fomento do emprego junto de grupos vulneráveis, o apoio a projetos de investigação e a divulgação da cultura e da ciência.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.