Home » Ciência & Tecno » Fundação PT promove “Comunicação para Todos”!
Fundação PT - Protocolo é alinhado com estratégia Europa 2020
Fundação PT - Protocolo é alinhado com estratégia Europa 2020

Fundação PT promove “Comunicação para Todos”!

A Fundação PT celebra em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Secretaria de Estado das Infraestruturas o primeiro Memorando de Cooperação em Portugal para a inclusão de cidadãos com deficiência ou incapacidade.

Com a assinatura deste protocolo, alinhado com a estratégia Europa 2020, as quatro entidades assumem publicamente o compromisso de, no âmbito das respetivas atividades, atuarem de acordo com diretrizes estratégicas ao nível da acessibilidade tecnológica. É assinalada, com esta iniciativa, a priorização da comunicação para todos.

Com ganhos diretos na integração escolar, profissional e social das pessoas com deficiência ou necessidades especiais de comunicação, a Fundação PT integra no seu portefólio as Soluções Especiais PT, com destaque para o PT Magic Contact, em atualização tecnológica, o Áudio Zapping, o PT Grid 2, a TeleAula e o PT MagicEye.

Estas soluções materializam as ferramentas de atuação da Fundação PT ao nível da inclusão e da acessibilidade digital, um dos seus quatro eixos estratégicos de intervenção, ao lado da saúde, da educação e do voluntariado, que a posicionam como a única fundação em Portugal com intervenção multidisciplinar.

Com o PT Magic Contact, uma solução desenvolvida indoor, a Fundação PT permite dar acessibilidade, mediante smartphones e tablets, a utilizadores com limitações na motricidade fina e sem mobilidade dos membros superiores.

Já o Áudio Zapping visa auxiliar cegos e amblíopes no controlo da TV, mediante o acompanhamento de sons indicativos de cada ação efetuada através do comando MEO. O PT Grid 2 consiste num sistema de teclados virtuais num ecrã, para acesso a todos os comandos e funções Windows.

A TeleAula destina-se a alunos com necessidades educativas especiais e impedidos de frequentar presencialmente as aulas devido a deficiência ou doença prolongada. O PT MagicEye, por fim, possibilita o acesso ao computador através do olhar, para pessoas com limitações neurológicas e/ou motoras.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.