Home » Cultura » Geral » Galeria da Amadora homenageia António Galvão!
Galeria Municipal da Amadora homenageia António Galvão!
Galeria Municipal da Amadora homenageia António Galvão!

Galeria da Amadora homenageia António Galvão!

A Galeria Municipal Artur Bual inaugura no próximo dia 7 de abril, pelas 18h30, Alma Além-Tejo, a exposição de homenagem póstuma ao pintor e artista multifacetado António Galvão (1945-2015).

Com uma carreira artística de cinquenta anos, António Galvão distinguiu-se principalmente na pintura, cujos quadros de tons fortes e traço expressivo, dignificam honradamente o seu Alentejo natal, que nunca esqueceu, e com o qual mantinha uma ligação estreita, nomeadamente por via de colaborações com o jornal A Planície, através de ilustrações, contos e poemas.

Natural de Moura, cedo se fixou na Amadora e foi aqui que produziu grande parte da sua obra. Como funcionário da Câmara Municipal, foi, enquanto designer gráfico, responsável por muitos dos materiais promocionais da cidade, nos quais deixou bem impressa a sua marca estilística. Menos conhecidas, serão as suas incursões na heráldica e na medalhística, onde se destacou pela produção dos brasões das freguesias do concelho da Amadora e pela realização de medalhões comemorativos do aniversário deste Município.

Na exposição, e além das obras de pintura, será possível descobrir documentação original sua, objetos pessoais como telas, cavaletes, poemas, artigos de jornal e o seu amado capote alentejano. Será igualmente possível admirar alguns trabalhos que efetuou enquanto designer gráfico, como cartazes ou os vintes medalhões comemorativos do aniversário do Município da Amadora, que produziu entre 1990 e 2012.

Esta mostra é uma parceria com a Câmara Municipal de Moura, localidade para onde se deslocará a exposição, após o dia 8 de maio, e à qual a Câmara Municipal da Amadora agradece a cedência de algumas obras.

Exposição patente de 7 de abril a 8 de maio

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.