Home » Economia » Empresas » Galp Energia entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo

Galp Energia entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo

A Galp Energia foi pelo terceiro ano consecutivo, considerada uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo no ranking anual de sustentabilidade da canadiana Corporate Knights, o Global 100 Most Sustainable Corporations in the World. A Galp Energia surge na 30ª posição no ranking geral, 26 posições acima do resultado alcançado em 2014.

Sendo a única empresa portuguesa a marcar presença neste índice, a Galp Energia foi este ano a 2ª melhor classificada entre todas as empresas do setor Oil & Gas, a apenas três posições no ranking global da empresa melhor pontuada.

O ranking de 2015 engloba empresas de 21 países que, a 1 de outubro de 2014, tinham cotações bolsistas superiores a 2 mil milhões de dólares.

As empresas qualificadas são pontuadas a partir de uma lista de 12 indicadores-chave de desempenho que vão desde a forma como utilizam a energia e a água, até à compensação dos colaboradores e à estratégia fiscal corporativa. Uma vez que os indicadores são quantitativos e têm uma definição clara, os resultados do Global 100 são objetivos e replicáveis.

A metodologia seguida pelo Global 100 é baseada em regras que estão mais próximas das utilizadas pelos índices financeiros do que por alguns outros índices de sustentabilidade. É mantido pela Corporate Knights Capital.

A recolha de informação para o projeto é feita através de dados disponibilizados através da Bloomberg e publicados pelas empresas, envolvendo posteriormente contactos diretos com as melhores classificadas. Numa segunda fase, as empresas elegíveis são classificadas em relação aos seus pares do mesmo setor de acordo com indicadores-chave de desempenho e com base nas tendências recentes de cada grupo de indústria.

A presença da Galp Energia neste ranking reconhece a integração das melhores práticas de sustentabilidade de forma coerente, em todos os aspetos da vida da empresa. Assim se explica igualmente a inclusão da Galp Energia no Dow Jones Sustainability Index, no FTSE4Good Index, e CDP-Driving Sustainable Economies, outras grandes referências globais em matéria de sustentabilidade corporativa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.