Home » Economia » Energia » Galp G√°s integra o projeto Ready for Hydrogen (Ready4H2)
Galp G√°s integra o projeto Ready for Hydrogen (Ready4H2)

Galp G√°s integra o projeto Ready for Hydrogen (Ready4H2)

A Galp G√°s Natural Distribui√ß√£o (GGND) integra projeto para desenvolvimento do potencial do hidrog√©nio na Europa, refor√ßando o seu compromisso com a transi√ß√£o para uma economia mais verde, juntando-se a outros Operadores da Rede de Distribui√ß√£o (ORDs) de 13 pa√≠ses de toda a Europa, num novo projeto denominado “Ready4H2” (Ready for Hydrogen).

Neste projeto, lan√ßado oficialmente no dia 20 de outubro 2021 e com dura√ß√£o prevista at√© mar√ßo 2022, a GGND compromete-se a trabalhar em conjunto com mais de 60 ORDs europeus, reunindo os conhecimentos e experi√™ncias acumuladas em mat√©ria de hidrog√©nio e criando um entendimento comum sobre como as redes de distribui√ß√£o de g√°s podem ajudar a concretizar o enorme potencial de crescimento de utiliza√ß√£o de hidrog√©nio e a alcan√ßar as redu√ß√Ķes de carbono associadas a este vetor energ√©tico.

No entender da GGND, “os Operadores da Rede de Distribui√ß√£o e as suas redes de distribui√ß√£o de g√°s t√™m a chave para desbloquear o potencial de desenvolvimento r√°pido do hidrog√©nio. Como principal distribuidor de g√°s em Portugal, com mais de 13.000 km de rede (a mais recente da Europa) e com mais de 1,1 milh√Ķes de clientes ligados, queremos aproveitar ao m√°ximo a capacidade instalada de uma rede que tem caracter√≠sticas muito favor√°veis quando comparada com que se encontra nos restantes pa√≠ses europeus, pelo facto de ser a rede de g√°s mais recente de toda a Europa. “- destaca o CEO da GGND, Gabriel Sousa.

Os ORDs participantes neste projeto pretendem assegurar que o know-how adquirido ao longo desta cooperação seja partilhado em benefício dos decisores políticos da UE e dos diversos estados membros, contribuindo assim, de forma direta, para o desenvolvimento de uma economia que terá no hidrogénio uma solução natural para o futuro energético. O projeto Ready4H2 foi estruturado em três fases, culminando cada uma delas num estudo: 1ª fase Рuma recolha dos conhecimentos e experiência dos ORDs sobre projetos e infraestruturas de hidrogénio e respetiva estratégia nacional; 2 fase Рuma análise de como podem os ORDs contribuir para a cadeia de valor do hidrogénio e; 3ª fase Рum roteiro sobre a contribuição dos ORDs para a criação de uma infraestrutura de distribuição de hidrogénio da Europa.

Nesta fase inicial participam mais de 60 ORDs de toda a Europa, contanto ainda com a participa√ß√£o de 6 organiza√ß√Ķes na qualidade de observadores, partilhando experi√™ncias e melhores pr√°ticas, fornecendo assim informa√ß√£o valiosa aos decisores pol√≠ticos da UE, nomeadamente, para a implementa√ß√£o de um quadro regulat√≥rio abrangente, que funcionar√° em benef√≠cio de todos, nesta miss√£o conjunta da neutralidade clim√°tica. Al√©m de Portugal, o projeto Ready4H2 conta com empresas e organiza√ß√Ķes da √Āustria, B√©lgica, Rep√ļblica Checa, Dinamarca, Fran√ßa, Alemanha, Gr√©cia, Irlanda, It√°lia, Eslov√°quia, Espanha e Su√©cia. O Ready4H2 poder√° vir ainda a incluir o contributo de mais pa√≠ses europeus.

GGND / CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.