Home » Economia » Empresas » Gás Natural Fenosa consolidou posição grossista em Portugal

Gás Natural Fenosa consolidou posição grossista em Portugal

A GAS NATURAL FENOSA consolidou a sua posição como primeiro operador estrangeiro na comercialização de gás no mercado grossista em Portugal, com uma carteira de contratos industriais de 7 TWh/ano.

A companhia fechou o exercício com uma quota de mercado de 17% que, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a posiciona no segundo maior operador do país.

Em termos globais o Grupo GAS NATURAL FENOSA obteve um resultado líquido de 1.462 milhões em 2014, mais 1,2% mais que no período homólogo.

O perfil de negócio da empresa, a sua consolidada presença internacional e uma rigorosa política financeira, permitiu compensar a atividade em Espanha, afetada pela alteração legislativa nas atividades de geração e distribuição de eletricidade em Espanha e das atividades reguladas de gás.

O resultado líquido inclui mais-valias de 252 milhões de euros obtidas com a venda de Gas Natural Fenosa Telecomunicações e perdas de imobilizado e investimentos por 532 milhões dos quais a maior parte corresponde às provisões pelo prejuízo da participação na unidade de liquefação de Damietta, no Egipto, bem como o seu correspondente efeito fiscal.

O EBITDA consolidado alcançou, em 2014, 4.853 milhões de euros, o que representa um crescimento de 0,1% face ao ano anterior, apesar de uma conjuntura macroeconómica, energética e regulatória exigente e graças ao adequado equilíbrio entre os negócios regulados e liberados nos mercados gasista e elétrico e à contribuição crescente e diversificada da presença internacional.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.