Site icon Ipressjournal

Generalizada a escuta de cidadãos pelas agências governamentais!

Vodafone da Grã Bretanha denuncia em relatório a existência de escutas pelos governos

A Vodafone da Grã Bretanha revelou esta sexta feira que agências governamentais de vários países, cuja identidade não revela, espiam sistematicamente as conversas telefónicas dos seus cidadãos, chegando a aferir a localização dessas conversas e dos seus autores.

O relatório da empresa de telecomunicações, intitulado “Divulgação sobre a aplicação da lei” cujas conclusões foram publicadas pelo The Guardian, são uma consequência do impato causado pelas revelações de Edward Snowden e pretende, informar clientes e público em geral, sobre as obrigações legais são impostas às empresas, obrigadas a colaborar com os serviços secretos desses paises.

A empresa informa que esses serviços governamentais estão conetados às redes de todas as empresas do setor de comunicações, o que lhes dá capacidade para fazer escutas telefónicas e intrusão na banda larga da internet, ligações que em muitos país são obrigatórias por lei.

Segundo o responsável do departamento de privacidade da Vodafone, em declarações ao The Guardian: “Essa situação existe efetivamente, o acesso direto às nossas redes por inúmeras agências governamentais e serviços secretos é um fato real. Fazemos este alerta público, como aviso, mas sobretudo para que se ponha fim a essa situação que invade e viola a privacidade dos cidadãos”.

Partilhe:
Exit mobile version