Home » Atualidade » Nacional » GEOSAT adquiriu novos satélites de Observação da Terra
GEOSAT adquiriu novos satélites de Observação da Terra

GEOSAT adquiriu novos satélites de Observação da Terra

Portugal avança no reforço da estratégia nacional para o setor espacial, com a aquisição de dois satélites pela GEOSAT – Global Earth Observation Satellites, empresa portuguesa constituída no início de 2021.

Com a aquisição destes dois satélites, investimento de 20 milhões de Euros a 5 anos, a GEOSAT, a primeira empresa portuguesa a deter e operar satélites de muito-alta resolução, para Observação da Terra, passa a ser um dos maiores operadores de satélites na Europa, o restrito grupo das ‘Flying Nations’. Estes satélites pertenciam ao grupo canadiano Urthecast, que entrou em processo de reestruturação no final de 2020.

Tiago Pardal, CEO da OMNIDEA, destaca a capacidade diferenciada dos ativos adquiridos, referindo que «estes satélites irão alavancar novas oportunidades de negócio ao longo da sua vida útil e abrir caminho para a criação de uma nova geração de satélites de alta resolução focada no Atlântico e noutros mercados de Observação da Terra.

Para Miguel Belló, CEO do AIR Centre, «a entrada em operação da GEOSAT permitirá a Portugal acelerar a concretização da estratégia nacional para o Espaço e para o Atlântico, reforçando a cadeia de valor para a futura Constelação do Atlântico e criando novas oportunidades para toda a base tecnológica e industrial portuguesa e da rede do AIR Centre.

Durante a fase inicial de operação, a GEOSAT terá como prioridades, de acordo com Francisco Vilhena da Cunha, o CEO da nova empresa: «fortalecer a sua posição no mercado global de Observação da Terra, reforçar a capacidade na operação e processamento de imagem a partir das equipas em Portugal e Espanha, e estabelecer parcerias para a criação de uma nova geração de satélites de Observação da Terra que venham a substituir os satélites atualmente em órbita.

A GEOSAT – Global Earth Observation Satellites, é uma empresa portuguesa fundada em fevereiro de 2021 pela OMNIDEA (55%), o CEiiA (35%) e o AIR Centre (10%). A GEOSAT posiciona-se no mercado internacional como um operador de satélites de observação terrestre de média- e alta-resolução. Com escritórios em Évora, Monte da Caparica, Porto, Valladolid e Puertollano a empresa conta com 50 colaboradores na operação e processamento de imagens de satélite para produção de informação e serviços de elevado valor acrescentado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.