Site icon Ipressjournal

GEOSAT adquiriu novos satélites de Observação da Terra

GEOSAT adquiriu novos satélites de Observação da Terra

Portugal avança no reforço da estratégia nacional para o setor espacial, com a aquisição de dois satélites pela GEOSAT – Global Earth Observation Satellites, empresa portuguesa constituída no início de 2021.

Com a aquisição destes dois satélites, investimento de 20 milhões de Euros a 5 anos, a GEOSAT, a primeira empresa portuguesa a deter e operar satélites de muito-alta resolução, para Observação da Terra, passa a ser um dos maiores operadores de satélites na Europa, o restrito grupo das ‘Flying Nations’. Estes satélites pertenciam ao grupo canadiano Urthecast, que entrou em processo de reestruturação no final de 2020.

Tiago Pardal, CEO da OMNIDEA, destaca a capacidade diferenciada dos ativos adquiridos, referindo que «estes satélites irão alavancar novas oportunidades de negócio ao longo da sua vida útil e abrir caminho para a criação de uma nova geração de satélites de alta resolução focada no Atlântico e noutros mercados de Observação da Terra.

Para Miguel Belló, CEO do AIR Centre, «a entrada em operação da GEOSAT permitirá a Portugal acelerar a concretização da estratégia nacional para o Espaço e para o Atlântico, reforçando a cadeia de valor para a futura Constelação do Atlântico e criando novas oportunidades para toda a base tecnológica e industrial portuguesa e da rede do AIR Centre.

Durante a fase inicial de operação, a GEOSAT terá como prioridades, de acordo com Francisco Vilhena da Cunha, o CEO da nova empresa: «fortalecer a sua posição no mercado global de Observação da Terra, reforçar a capacidade na operação e processamento de imagem a partir das equipas em Portugal e Espanha, e estabelecer parcerias para a criação de uma nova geração de satélites de Observação da Terra que venham a substituir os satélites atualmente em órbita.

A GEOSAT – Global Earth Observation Satellites, é uma empresa portuguesa fundada em fevereiro de 2021 pela OMNIDEA (55%), o CEiiA (35%) e o AIR Centre (10%). A GEOSAT posiciona-se no mercado internacional como um operador de satélites de observação terrestre de média- e alta-resolução. Com escritórios em Évora, Monte da Caparica, Porto, Valladolid e Puertollano a empresa conta com 50 colaboradores na operação e processamento de imagens de satélite para produção de informação e serviços de elevado valor acrescentado.

Partilhe:
Exit mobile version