Home » Sociedade » Escolas e universidade » “Germinare” a nova revista científica do Instituto Piaget
"Germinare" a nova revista científica do Instituto Piaget

“Germinare” a nova revista científica do Instituto Piaget

O Instituto Piaget lançou o primeiro número da sua nova revista científica, a Germinare. A publicação, de acesso livre e disponível em versão online, é criada a pensar nos alunos, docentes e investigadores da instituição académica como um espaço de eleição para a divulgação dos seus artigos científicos.

Adicionalmente, a revista estará também aberta a toda a comunidade científica nacional e internacional, para que possa ter outros contributos externos. Coordenada pelo CIIERT – Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar do Instituto Piaget, a revista incluirá artigos em áreas tão diversas como Saúde, Educação, Psicologia, Gestão, Tecnologias, Educação Física e Desporto. Ou seja, as áreas principais que compõem a oferta formativa e de investigação do Instituto.

Todos os artigos submetidos para publicação estarão, como é habitual em publicações de carácter científico, sujeitos a um processo de avaliação pelo sistema double blind peer review realizado por especialistas externos ao Instituto Piaget. Uma forma de assegurar que todos os potenciais autores são tratados com total rigor e isenção.

O primeiro número da Germinare abre com três textos de opinião, da autoria, respetivamente, do presidente do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz; do secretário-geral do Instituto; Rui Tomás; e do coordenador executivo do CIIERT, Luís Moreira. Seguem-se oito artigos científicos em áreas como o desporto e exercício físico, a música, a enfermagem e a inteligência artificial.

A edição inclui um artigo sobre as diversas etapas necessárias à redação de um artigo científico, o que pode ser uma ferramenta de grande utilidade para os alunos que estão a iniciar o seu percurso na investigação científica.

“O lançamento da 1.ª edição da Germinare ocorre aproximadamente um ano depois de iniciado um novo ciclo de vida do CIIERT”, frisa o responsável deste Centro, Luís Moreira. Um ciclo – acrescenta – que fica marcado “pela redefinição da estratégia para a área da investigação no Instituto Piaget, cuja operacionalização passou, entre outros aspetos, pela reestruturação das estruturas de investigação em três Unidades de Investigação”: o LabEST – Unidade de Investigação em Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia; o KinesioLab – Unidade de Investigação em Movimento Humano; e a RECI – Unidade de Investigação em Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.