Home » Atualidade » Nacional » GNR apreende 130 Kgs de polvo por fuga √† lota
GNR apreende 130 Kgs de polvo por fuga à lota

GNR apreende 130 Kgs de polvo por fuga à lota

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Nova de Milfontes, apreendeu esta terça feira 9 de março, na lota da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, 130 quilos de polvo vulgar.

No decorrer de uma a√ß√£o de fiscaliza√ß√£o que visava o controlo de descargas de pescado proveniente de embarca√ß√Ķes de pesca local, os militares da Guarda detetaram uma embarca√ß√£o a efetuar a descarga do polvo vulgar, Octopus vulgaris, para o interior de um ve√≠culo, sem o sujeitar ao regime de primeira venda em lota.

Foi identificado um homem de 43 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3 740 euros.

O pescado, com um valor estimado de 1 040 euros, foi apreendido e ser√° sujeito ao regime de primeira venda em lota.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.