Home » Atualidade » Nacional » GNR apreende 138 quilos de lagosta em Sagres
GNR apreende 138 quilos de lagosta em Sagres

GNR apreende 138 quilos de lagosta em Sagres

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da GNR de Portimão, apreendeu na quarta feira (31), 138 quilos de lagosta (Palinurus elephas), por fuga à lota em Sagres.

No âmbito de uma ação de fiscalização realizada na Lota, com o objetivo de controlar as descargas de pescado provenientes das embarcações da pesca costeira, os militares da Guarda detetaram a descarga de crustáceos, nomeadamente lagosta, diretamente para uma viatura ligeira de mercadorias, o qual não tinham sido sujeitos ao regime de primeira venda de pescado (fuga à lota), motivo que levou à sua apreensão.

Na sequência da ação foi identificado um homem de 43 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, sendo a infração punível até ao montante máximo de 1 500 euros para pessoas singulares.

Os crustáceos apreendidos foram transportados para a Lota de Sagres, a fim de serem submetidos ao regime de primeira venda em lota, ficando o produto da venda à ordem do processo.

A GNR salienta que o cumprimento do regime de primeira venda em Lota, tem por base a intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, garantindo o cumprimento das cotas de captura e visando a sustentabilidade das espécies e o controlo higionossanitário do pescado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.