Home » Atualidade » Nacional » GNR apreende pescado em fuga à lota
GNR apreende pescado em fuga à lota
Santola, Choco e Tremelga apreendidos por fuga à Lota

GNR apreende pescado em fuga à lota

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da GNR de Portimão, apreendeu na segunda feira, mais de 160 quilos de pescado fresco por fuga à lota

Segundo aquela força de segurança interna, esta apreensão teve lugar durante uma ação de vigilância e fiscalização no âmbito do regime legal da primeira venda de pescado fresco.

Os militares da Guarda detetaram, junto à lota de Portimão, dois homens que se encontravam a transportar o pescado, nomeadamente 117,7 quilos de santola, 43,4 quilos de choco e dois quilos de tremelga, de uma embarcação para um veículo, fora do recinto da lota.

No decorrer da ação, foi apreendido o pescado por suspeita de não ter sido sujeito ao primeiro regime de venda (fuga à lota), e foram identificados os dois indivíduos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, sendo o pescado transportado para a lota de Portimão a fim de ser submetido ao regime de primeira venda em lota.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.