Site icon Ipressjournal

GNR apreende polvo juvenil e bivalves em fuga à lota

GNR apreende polvo juvenil e bivalves em fuga à lota

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Olhão, apreendeu na terça e quarta feira, 57 quilos de mexilhão e 151 quilos de polvo, num valor total estimado de 2 050 euros.

As apreensões, tiveram lugar em olhão, durante uma operação direcionada à preservação de espécies marinhas e salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras.

Nesta operação, os militares detetaram dois homens que faziam o transporte dos bivalves sem a documentação necessária que comprovasse a sua rastreabilidade e posteriormente numa análise mais pormenorizada foi possível apurar que os espécimes do polvo não apresentavam o peso legalmente previsto, sendo portanto imaturo.

Foram identificados os dois homens e elaborados os respetivos autos de contraordenação, por não se fazerem acompanhar da documentação para o transporte de bivalves cuja infracção é punível com coima até 3 740 euros, por fuga à lota, punível com coima até 44 891 euros, e pelo transporte de pescado de tamanho ou peso inferior ao legalmente previsto, punido com coima até 37 500 euros.

Os bivalves que ainda se encontravam vivos, foram restituídos ao seu habitat natural. Os exemplares de polvo sem o tamanho mínimo regulamentar, foram doados a uma instituição de solidariedade social.

Partilhe:
Exit mobile version