Home » Atualidade » Nacional » GNR apreendeu um milhão de cigarros de contrabando
GNR apreendeu um milhão de cigarros de contrabando
GNR apreendeu um milhão de cigarros de contrabando

GNR apreendeu um milhão de cigarros de contrabando

A Unidade de Ação Fiscal da GNR do Porto (UAF/GNR), apreendeu esta sexta feira, 7 de agosto, cerca de um milhão de cigarros de contrabando, que estavam destinados os circuitos comerciais paralelos à atividade legal das tabacarias, na área metropolitana do Porto.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, realizada na autoestrada n.º 3 , A3 – Vila Nova de Cerveira, no âmbito da atividade de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, os militares da Guarda detetaram 960 mil cigarros acondicionados em 48 mil maços de cigarros, que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional. Para além do tabaco, foram apreendidos 590 euros em numerário, assim como dois veículos utilizados na atividade criminal.

O valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 196 800 euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 157 440 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede de Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco (IT) e IVA.

Foram detidos dois homens, de 32 e 48 anos, pela prática do crime tributário de Introdução Fraudulenta no Consumo, que serão presentes no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira, no dia de hoje, para primeiro interrogatório judicial.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.