Site icon Ipressjournal

GNR de Olhão apreendeu mil quilos de polvo por fuga à lota

GNR de Olhão apreendeu mil quilos de polvo por fuga à lota

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Olhão, apreendeu no passado dia 7 de maio, 1 042 quilos de polvo-comum, octopus vulgaris, na lota da Ria formosa em Olhão.

No âmbito de uma ação de vigilância e patrulhamento que visava a preservação de espécies marinhas da Ria Formosa, os militares detetaram num armazém o referido polvo sem que o mesmo tivesse sido sujeito ao regime de primeira venda em lota, considerado fuga à lota, entre o qual alguns exemplares não possuíam o peso mínimo exigido por lei, para a sua captura e comercialização da espécie, ou seja, 750 gramas.

Foi identificada a empresa responsável e elaborados os respetivos auto de notícia e contraordenação por fuga à lota e por captura de espécimes com tamanho inferior ao fixado em lei, sendo que por estas duas infrações podem vir a ser aplicadas coimas no valor máximo de 44 891 euros e 37 500 euros respetivamente.

A GNR relembra que a primeira venda de todo o pescado fresco é obrigatoriamente realizada em lota, e os exemplares cuja dimensão ou peso sejam inferiores aos mínimos fixados por lei, devem ser imediatamente devolvidos ao mar.

Partilhe:
Exit mobile version