Home » Economia » Normas & Leis » GNR desarticulou rede de contrabando de tabaco
GNR desarticulou rede de contrabando de tabaco

GNR desarticulou rede de contrabando de tabaco

o Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa da GNR, desmantelou mais uma rede internacional de contrabando de tabaco.

O grupo organizado que segundo a investigação da GNR, traficou mais de 2.5 milhões de cigarros, atuava a partir de Angola, transportando o tabaco por via aérea para Portugal e outros países europeus.

A ação da GNR, teve lugar na terça feira (13), dando cumprimento a quatro mandados de detenção e 17 buscas, das quais 14 domiciliárias, após uma investigação que durou 10 meses, tendo apreendido, 156 946 cigarros de várias marcas; 41 235 euros em numerário; 19 equipamentos informáticos e dois veículos.

Da ação resultou a detenção de quatro indivíduos e a constituição de arguido de outros cinco suspeitos, oito do sexo masculino e um do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos, que se dedicavam à introdução fraudulenta, à margem do controlo das autoridades aduaneiras, de tabaco em território nacional, sendo os distritos de Lisboa e Setúbal, os principais locais de distribuição.

Durante o último ano, esta organização comercializou ilicitamente cerca de dois milhões e meio de cigarros, de que resultou um prejuízo para o Estado Português, por evasão à tributação incidente, de um montante de cerca de dois milhões e setecentos mil euros.

Os detidos foram indiciados na prática dos crimes de contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificada, associação criminosa e de fraude fiscal que, após serem presentes a tribunal, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois dos arguidos e, aos outros dois detidos, as medidas de coação de pagamento de caução, proibição de sair do país e proibição de contactarem entre si e com os restantes arguidos do processo.

Segundo a nota da GNR, nesta operação estiveram envolvidos 47 militares da Unidade de Acão Fiscal, que contaram com a colaboração da Polícia de Segurança Pública.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.