Home » Atualidade » Nacional » GNR desmantela rede dedicada ao tráfico de tabaco
GNR desmantela rede dedicada ao tráfico de tabaco

GNR desmantela rede dedicada ao tráfico de tabaco

O Destacamento de Ação Fiscal da GNR de Lisboa, desencadeou ontem, sob a direção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Mafra, uma operação policial que resultou na detenção de oito homens, com idades compreendidas entre os 33 e os 49 anos, de nacionalidade portuguesa e espanhola, e na apreensão de tabaco suficiente para introduzir no consumo cerca de 11 milhões de cigarros, em território português e espanhol.

Esta operação, contou com a colaboração a Guardia Civil e com o apoio operacional da EUROPOL, no desmantelamento de uma rede internacional dedicada ao comércio ilícito de produtos de tabaco.

Segundo a GNR, o inquérito que decorreu durante cerca de um ano e meio, apurou que esta rede internacional, procedia à transformação de folha de tabaco em tabaco de corte fino e em cigarros. Desta forma, era efetuado um circuito de distribuição e comercialização marginal em território nacional e em Espanha, sustentado num complexo esquema de remessas de encomendas postais a partir do país vizinho, com destino a distribuidores sedeados no território nacional, orientado para a dissimulação do conteúdo e ocultação de remetentes.

Neste sentido, a Guarda Nacional Republicana levou a efeito esta operação tendo sido dado cumprimento a 59 mandados de busca em território nacional e quatro em Espanha, das quais 32 domiciliárias e 31 em armazéns, garagens e veículos, destacando-se as seguintes apreensões:

§ Cerca de 90.000 cigarros manufaturados;

§ Cerca de 11 toneladas de folha de tabaco e tabaco de corte fino (daria para produzir cerca de 11 milhões de cigarros);

§ Diversas máquinas utilizadas na secagem, trituração e acondicionamento dos produtos de tabaco;

§ Matérias-primas diversas utilizadas na produção ilícita, como tubos para cigarros, cartão de maços e sacos/caixas para embalar tabaco;

§ Duas viaturas ligeiras;

§ Nove quilos de marijuana;

§ 71 doses de liamba;

§ 67,8 doses de haxixe.

Estima-se que a fraude e evasão fiscal gerada pela produção e comercialização dos produtos de tabaco, proveniente de Espanha e que tinha como destino Portugal, seja valor superior a 2 milhões de euros.

Esta operação envolveu o empenhamento de cerca de 120 militares da Unidade de Ação Fiscal, da Unidade de Intervenção (UI) e dos Comandos Territoriais do Porto e de Lisboa. Contou ainda com o apoio da EUROPOL, com a intervenção da EUROJUST no plano da cooperação judiciária internacional, e com a colaboração da Guardia Civil e da Agência Tributária Espanhola.

No decorrer desta ação foram ainda constituídos arguidos doze indivíduos, com idades compreendidas entre os 30 e os 61 anos, que já se encontravam referenciados pelo crime de introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude fiscal e recetação de mercadoria objeto de crime aduaneiro.

Os detidos portugueses serão presentes hoje, dia 25 de junho, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Sintra, para aplicação de medidas de coação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.