Site icon Ipressjournal

GNR desmantelou rede europeia de fraude ao IVA

GNR desmantelou rede europeia de fraude ao IVA

GNR desmantelou rede europeia de fraude ao IVA

A operação internacional “NETTO PRICE”, realizada na passada quarta e quinta feira, pelas polícias de Portugal, Reino Unido, Alemanha e Letónia, visou desarticular uma rede transacional, que operava um esquema europeu de fraude ao IVA e obtenção indevida de fundos europeus.

As 123 diligências de busca domiciliária, em empresas e organismos públicos, resultou na detenção de 11 pessoas e constituidos arguidos em Portugal, 16 empresas e 33 pessoas singulares.

Em Portugal, 300 militares da Unidade Fiscal da GNR sob a direção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), apreendeu 139 veículos automóveis de gama média e alta, 5 embarcações e 70 equipamentos tecnológicos e informáticos e ainda 47 mil euros em numerário, no valor total de cerca de 2 milhões e 600 mil euros.

No âmbito desta operação, o Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) português, também garantiu o congelamento de 72 contas bancárias e outros instrumentos financeiros, detidos pelos suspeitos em Portugal e no Reino Unido, de valor ainda não quantificado.

Atendendo à especificidade e complexidade da operação, que estava a ser investigada há cerca de dois anos, participaram peritos forenses da EUROPOL, analistas de informação da Autoridade Tributária e Aduaneira e da estrutura de investigação criminal da GNR.

Segundo a informação da GNR, esta organização criminosa logrou, com recurso a um esquema fraudulento, de triangulação de faturas entre sociedades de diferentes Estados Membros e à constituição de sociedades missing trader que emitiam faturação falsa, criando circuitos documentais destinados a atestar a introdução em Portugal de veículos automóveis usados, obtendo uma vantagem patrimonial ilegítima, de pelo menos, 5 milhões de euros.

Os detidos vão hoje ser presentes no Tribunal Central de Instrução Criminal para aplicação de medidas de coação.

Partilhe:
Exit mobile version