Site icon Ipressjournal

GNR e ASAE apreendem pescado em Quarteira

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da GNR de Olhão, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), apreendeu na quarta feira (29), no acesso ao Porto de Pesca de Quarteira, 160 quilos de pescado por comercialização sem estarem garantidas as condições de higiene.

Apreensão de 160 quilos de pescado e bivalves condições de higiene

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da GNR de Olhão, em colaboração com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), apreendeu na quarta feira (29), no acesso ao Porto de Pesca de Quarteira, 160 quilos de pescado por comercialização sem condições de higiene.

Esta apreensão teve lugar durante uma ação de fiscalização no acesso ao Porto de Pesca de Quarteira, com o objetivo de inspecionar as condições de comercialização de pescado fresco e bivalves fora de estabelecimentos, com especial enfoque na segurança alimentar, durante a qual, foi detetado este pescado que estava a ser comercializado.

No decorrer da fiscalização foram verificados os requisitos de rastreabilidade, condições de temperatura de exposição dos produtos e o cumprimento dos tamanhos mínimos. Esta apreensão incluia, sardinha (Sardina pilchardus), carapau (Trachurus trachurus) e amêijoa-branca (Spisula solida).

Na sequência dessa ação foram identificados dois homens de 57 e 42 anos, e elaborados seis autos de contraordenação.

Todo o pescado apreendido, após inspeção higienossanitária por parte da autoridade veterinária, foi doado a uma instituição de solidariedade.

A GNR recorda que os produtos da pesca colocados no mercado, ou suscetíveis de o ser, devem estar adequadamente rotulados para assegurar a rastreabilidade de cada lote, bem como as condições de higiene para a sua exposição e comercialização do pescado devem ser asseguradas em conformidade com os regulamentos aprovados.

Partilhe:
Exit mobile version