Home » Atualidade » Nacional » GNR e Microsoft lançam projeto para atenuar o isolamento de idosos

GNR e Microsoft lançam projeto para atenuar o isolamento de idosos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) em parceria com a Microsoft Portugal, lançaram um projeto piloto, que envolve dez idosos do distrito de Évora, o qual visa atenuar as situações de isolamento e solidão, que carateriza a maior parte dos seniores em Portugal e muito especialmente no Alentejo.

Segundo o comunicado da GNR referido pela agência Lusa, os dez idosos que integram este projeto, foram organizados em dois grupos de cinco idosos cada, os quais dispõem de um smartphone que permite contactos telefónicos, pedidos de ajuda e envio de SMS, a monitorização da actividade física, a georreferenciação, um navegador indicador do caminho para casa e um assistente de medicação. Os restantes seniores dispõem de dispositivos adicionais.

Na resposta e apoio à iniciativa, Militares da GNR nos destacamentos de Évora, Estremoz, Montemor e Reguengos de Monsaraz, dispõem de equipamento tecnológico para aceder às mesmas funcionalidades, vão atuar como cuidadores informais, enquanto a sala de controlo da GNR de Évora, utilizando um canal experimental de televisão interativa, dá informação sobre o estado de saúde do senior.

Segundo a Guarda Nacional Repúblicana, este projeto que está a ser desenvolvido no âmbito do Qren, é poneiro em Portugal e um dos primeiros na europa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.