Site icon Ipressjournal

Google vai encriptar o GMAIL para reforçar a segurança

O Google acaba de anunciar que vai encriptar o Gmail, de forma a garantir a segurança dos utilizadores nas ligações. A decisão da Google tem a ver com as notícias que dão conta dos processos de violação de privacidade pelas agências de espionagem de vários países, sobretudo da NSA, recentemente denunciada, por um seu ex funcionário.

O novo sistema de proteção, vai estar ativo em todas a ligações à Internet, sempre que o utilizador aceda ao Gmail, pelo desktop, smartphone ou tablet, via redes wi-fi, já a partir desta sexta-feira. A encriptação vai ser também estendida às ligações entre as diversas bases de dados da empresa, no sentido de proteger qualquer email.

A informação publicada em forma de comunicado no Blog da Google, assinada por Nicolas Lidzborski o responsável da empresa pela segurança no Gmail, diz que “O Gmail vai passar a ser dotado de uma conexão encriptada segundo o protocolo HTTPS, o que irá impedir o acesso às mensagens, no percurso dos vários servidores do serviço”.

O Google que apesar de ter de entregar informações sobre utentes do serviço quando solicitadas por via judicial, tem criticado a espionagem das agências e avançado com o reforço de segurança dos seus serviços, como medida preventiva, mas ao mesmo tempo para travar a saída de utentes, que cada vez mais tem consciência da fragilidade das redes, o que os leva a procurar serviços mais seguros.

Partilhe:
Exit mobile version