Home » Sociedade » Escolas e universidade » Governo anuncia brigada de apoio às Escolas
Governo anuncia brigada de apoio às Escolas
Governo anuncia brigada de apoio às Escolas

Governo anuncia brigada de apoio às Escolas

Num momento em que Portugal enfrenta o surto epidemiológico, o Ministério da Educação anuncia uma “Brigada” que vai estar disponível para acompanhamento de proximidade das escolas, por considerar que “é imperativa a adaptação do processo de ensino-aprendizagem”.

Nesse sentido, as escolas vão ter ao seu dispor a partir desta semana, esta “brigada” de apoio, constituída por professores das equipas regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, por embaixadores do E-twinning e Laboratórios de Aprendizagem, por embaixadores do Programa de Educação Estética e Artística e pelos coordenadores interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares.

Esta equipa tem como função garantir um acompanhamento de proximidade às escolas, contribuindo para recolher boas práticas, mas também constrangimentos sentidos, e para poder auxiliar as escolas, de forma articulada com os serviços centrais do Ministério da Educação.

A brigada “estamos on com as escolas”, composta por mais de uma centena de profissionais, terá ainda como papel, por áreas de especialidade dos professores que as integram ex: literacia, tecnologia, currículo, que se constituem como apoio especializado em algumas necessidades identificadas pelas escolas, possibilitar uma harmonização de tarefas e procedimento, para garantir que as redes de escolas já constituídas se mantêm ativas.

Na nota enviada às redações, o ME adianta que, este trabalho é essencial para que as escolas se sintam ainda mais apoiadas, complementando o trabalho que também as Associações de Professores ou Sociedades Científicas estão a fazer, em parceria com a Direção-Geral da Educação, disponibilizando na página https://apoioescolas.dge.mec.pt/ recursos educativos e formação a distância.

Esta segunda-feira, também é lançado um instrumento de apoio aos diretores das escolas públicas e privadas, que permite uma resposta mais ágil e centralizada. Este instrumento de contacto com os diretores está disponível em
https://www.dgeste.mec.pt/apoio-diretores-estamos-on/.

Ambas as ferramentas (site de apoio às escolas e instrumento de apoio aos diretores) apresentam conjuntos de FAQ (perguntas e respostas mais frequentes) que esclarecem vários tópicos e questões que são colocados diariamente pelas escolas, as quais estão em permanente atualização.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.