Home » Atualidade » Internacional » Governo Francês promete a Bruxelas medidas redutoras do défice

Governo Francês promete a Bruxelas medidas redutoras do défice

O Governo Francês promete a Bruxelas que vai expandir e acelerar as reformas, antecipando que fará mais cortes dos que estavam inicialmente previstos, para travar o agravamento do défice.

Em carta enviada a Jean-Claude Juncker o presidente da Comissão Europeia, Manuel Valls o primeiro ministro Francês, informa que as medidas que o seu governo vai implementar, visam sobretudo liberalizar a economia francesa, com a abertura à concorrência em algumas atividades profissionais, a eliminação dos obstáculos à construção e a agilização do mercado de trabalho, pela via do diálogo social, negociando com as confederações.

A promessa do Governo francês, que procura acalmar Bruxelas depois da apresentação do orçamento para 2015, que tinha previsto previsto um défice na ordem dos 4,4%, o que deu origem a uma reação imediata da Comissão, vem agora tentar pôr alguma água na fervura, alertando no entanto o Srº Juncker, para a estagnação que se verifica na zona euro, o que impede a redução do défice num espaço de tempo, tão curto como o que foi planeado.

Por outro lado Michel Sapin o Ministro das Finanças Francês, em declarações à imprensa francesa, disse esta sexta feira que não haverá mais cortes do que aqueles que estavam previstos, os quais rondarão os vinte mil milhões de euros, os restantes cinquenta mil milhões que estão a complicar a concretização das metas do défice imposto por Bruxelas, serão incluidos nos orçamentos dos dois anos seguintes..

os Franceses continuam sob a mira da Comissão, que já tinha ditado recomendações, que deviam ser implementadas para reduzir o défice francês. Segundo o Le Monde, há mais países europeus na mesma situação, com défice excessivo, que no global rondará os 54% do PIB na zona do euro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.