Home » Atualidade » Nacional » Governo lança em Lagos o Programa Algarve Cultural
Governo lança em Lagos o Programa Algarve Cultural
Governo lança em Lagos o Programa Algarve Cultural

Governo lança em Lagos o Programa Algarve Cultural

O Centro Ciência Viva de Lagos, foi o palco do lançamento do Programa Algarve Cultural, focado na valorização artística e na promoção turística do Algarve.

O projeto conjunto dos Ministérios de Econmia e da Cultura, que envolve o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve, com a participação de agentes culturais locais, pretende reforçar e qualificar a programação cultural na região, entre outubro de 2016 e maio de 2017.

A iniciativa que terá um financiamento de 1,5 milhões de euros, suportado na íntegra pelo Turismo de Portugal, visa diversificar e aumentar a atratividade da oferta turística e cultural no Algarve, nas épocas média e baixa, assegurando um calendário de iniciativas que possa garantir atração de turistas, nacionais e internacionais, durante todo o ano.

Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, afirmou na ocasião, que: “Como há muito tempo tenho vindo a insistir, o turismo algarvio tem de ter sustentabilidade durante todo o ano. O programa Algarve Cultural traduz o reforço da criação artística e da oferta cultural da Região e permitirá também, seguramente, a valorização dos agentes culturais locais. Este programa é fruto da união e vontade de várias entidades, públicas e privadas, para que tenhamos na região um nível de visitantes mais constante ao longo de todo o ano. O contributo de todos em prol da valorização cultural e turística do Algarve será sempre bem-vindo e nunca será demais. Juntos queremos construir uma oferta ainda mais qualificada e consistente que ajude a solidificar a Região como destino turístico e cultural moderno e com futuro.”

Em parceria com o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve, os dois Ministérios, lançam um projeto de programação cultural assente no encontro entre o património natural e edificado e a criação artística, da música ao teatro, cinema, artes visuais e dança.

O Programa Algarve Cultural prtende promover a competitividade do destino ao longo de todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa. Pretende também contribuir para uma maior coesão territorial, densificação da oferta cultural e reforço da marca Algarve, ao nível nacional e internacional.

O desafio é a construção de uma oferta consistente, coerente e coesa, que acrescente valor e que procure diminuir a sazonalidade turística da região do Algarve através da criatividade e inovação, com vista à sua sustentabilidade futura.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.