Home » Atualidade » Nacional » Governo não apoia ligação marítima Portimão-Funchal
Governo não apoia ligação marítima Portimão-Funchal
A ligação marítima entre o Continente e o Funchal foi apoiada no passado

Governo não apoia ligação marítima Portimão-Funchal

Os deputados do CDS, Hélder Amaral e Pedro Mota Soares, questionaram a Ministra do Mar sobre os motivos pelos quais o Governo não apoia o restabelecimento da ligação marítima Portimão-Funchal.

Os deputados querem saber se o Governo tem conhecimento da resolução da Assembleia Legislativa da Madeira, publicada no Diário da República a 15 de março p.p., e que reconhece o interesse público da linha de “ferry” entre o Arquipélago e o Continente, e quais os motivos pelos quais o Governo não apoia o restabelecimento da referida linha.

Durante vários anos foi assegurada uma ligação marítima entre Portugal Continental e a Região Autónoma da Madeira (RAM), ligando Portimão ao Funchal, por intermédio de um “ferryboat”.

A 15 de março p.p., o Diário da República publicou uma resolução da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) que reconhece o interesse público da linha de “ferry” entre o Arquipélago e o Continente, e recomenda o lançamento do concurso internacional para a ligação.

A resolução salienta ser “de todo o interesse e pertinência que a RAM restabeleça a linha ferry marítima de passageiros e de carga rodada com Portugal Continental”.

Refere ainda o documento que “a reativação desta linha de ‘ferry’ é crucial para a dinamização da economia regional, com a importação e exportação de produtos, bem como para a mobilidade dos residentes da RAM”, pedindo ao Estado Português o “lançamento de um concurso público internacional para a efetivação da linha marítima, assegurando as compensações financeiras necessárias a viabilizar a operação”.

Anteriormente, o Governo Regional da Madeira (GRM) tinha aberto concurso para a restauração da ligação marítima entre Portimão e Funchal, mas, apesar de haver sete armadores interessados, não foi apresentada qualquer proposta firme da sua parte.

Como consequência, a resolução da ALM destaca que “cabe, assim, ao Estado Português, nas suas funções sociais e económicas, assegurar o cumprimento da continuidade territorial, na contribuição para o esbatimento das desigualdades e correções económicas e geográficas”, e pede ao Governo central o lançamento de um concurso público internacional para a efetivação da linha marítima, “assegurando as compensações financeiras necessárias a viabilizar a operação”.

A 27 de junho p.p., o Presidente do Governo Regional da Madeira manifestou publicamente a sua satisfação pelo facto de a Comissão Europeia ter autorizado o GRM a subsidiar a ligação marítima entre a RAM e Portugal Continental.

Esta semana, e de acordo com uma notícia veiculada pela agência Lusa, o Conselho do GRM aprovou o caderno de encargos do concurso público internacional para a linha marítima regular Madeira/Continente, com o arquipélago a assumir os encargos financeiros.

Na referida notícia, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, revela que o GRM pretende lançar o concurso ainda este mês, devendo o Orçamento da RAM suportar a linha, “devido à recusa do Governo da República em financiar a mesma”.

“Considero esta decisão uma negação daquilo que está previsto na Constituição Portuguesa, porque o princípio da continuidade territorial fica gravemente ferido com a recusa do Governo da República em respeitar e em atender a população da Madeira como devia atender”, afirma, citado pela agência noticiosa.

A agência Lusa revela ainda que o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura afirmou que “os sete armadores auscultados concluíram que, sem indemnizações compensatórias por parte do Estado ao abrigo do princípio constitucional da continuidade territorial, a ligação era «inviável», mesmo com o pacote de incentivos criados pelo Governo da Madeira. […] A inviabilidade financeira, a sazonalidade da procura e os elevados custos de exploração foram as razões apontadas pelos armadores para não aderirem à operação”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.