Home » Agenda » Conferências* » GPSummit – Conferência capacita médicos de família
GPSummit - Conferência capacita médicos de família
Global Physician Summit - Family Medicine Edition a 17 e 18 de junho

GPSummit – Conferência capacita médicos de família

O Global Physician Summit – Family Medicine Edition vai juntar os médicos de família nos próximos dias 17 e 18 de junho de 2021 numa conferência virtual que pretende capacitar este grupo de profissionais nas vertentes da gestão, organização e comunicação, inspirando práticas inovadoras. As inscrições estão abertas até 31 de maio.

A equipa que organiza este primeiro encontro virtual construiu a ideia assente na perspetiva de capacitar estes profissionais para praticarem uma Medicina ainda mais centrada no doente, colaborativa e multidisciplinar, procurando apresentar soluções para os desafios existentes nas Unidades de Cuidados de Saúde personalizados e Unidades de Saúde Familiar.

Tiago Taveira-Gomes explica que a ideia para este encontro “resulta da vontade de contribuirmos para a educação médica contínua num formato que tire proveito das capacidades que a tecnologia digital permite, pensado ao mais pequeno pormenor, de modo a ter aplicabilidade imediata na realidade das unidades de cuidados de saúde primários portuguesas”. O especialista em MGF e engenheiro informático que integra a equipa organizadora acredita “que esta iniciativa permitirá aos colegas refinar competências ao longo da carreira profissional de um modo leve, informal e divertido, nas três grandes vertentes que pautam o trabalho da Medicina Geral e Familiar – a clínica, a gestão e a visão holística”, sendo que o GPSummit pode ser encarado como uma formação “complementar às demais iniciativas pensadas para os médicos de família”.

Partindo da inquestionável necessidade dos médicos de família (MF) na “atualização de conhecimentos, perante um volume de informação que cresce continuamente”, acrescenta Nuno Capela, “o GP Summit constitui uma ferramenta que ajuda os clínicos neste processo, pois os conteúdos são abordados de forma a ir ao encontro às necessidades dos MF e são entregues de uma forma objetiva e prática, para que possam ser exequíveis e impactantes”, acrescenta o também especialista em MGF.

Nessa medida, o programa foi construído de forma muito alargada e criativa, incluindo desde conferências sobre temas clínicos – insuficiência cardíaca, lesões ortopédicas, interações farmacológicas, doença renal crónica e diabetes ou depressão – até intervenções dedicadas a temas mais práticos do dia-a-dia do médico de família, como a criação de um processo assistencial integrado, a organização de uma pasta partilhada, a comunicação e a inteligência emocional em ambiente de consulta. O programa completo pode ser consultado no website doGPSummit.

Inês Campos Costa, também da equipa organizadora evento, explica as escolhas para este programa de abordagem multiperspetiva e multitemática, com a consciência, neste cenário de pandemia pelo novo coronavírus, da relevância e responsabilidade dos cuidados de saúde primários. “Para nós era claro que um evento de referência na área da Medicina Familiar tinha de abordar temas técnicos, mas também temas relacionais, sociais e de gestão”, já que “a Medicina vai muito além da análise de sinais e sintomas, como todos sabemos e em algum momento sentimos”.

A inovação deste primeiro GPSummit inclui também a criação de um jogo, o GP Quiz, baseado em questões de escolha múltipla que ajudará a consolidar conhecimentos entre os participantes.

Os profissionais podem igualmente apresentar trabalhos, projetos ou ideias desenvolvidas no âmbito da MGF sob a forma de poster eletrónico ou apresentação em vídeo, sendo que a submissão é feita após criação de conta no GPSummit. É possível submeter resumos até 1 de junho de 2021, às 12:00.

“Temos a certeza que será inesquecível não só pela qualidade como também pela inovação que traz à formação médica contínua”, reforça a equipa organizadora do evento.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 31 de maio.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.