Home » Sociedade » Grandes Festas » Grande Festa das Vindimas na Quinta da Teixuga
A Quinta da Teixuga, em pleno coração do Dão, abre portas aos "Caminhos Cruzados", com um convite à participação na Grande Festa das Vindimas. Este é um dos momentos mais importantes do ano, e a Caminhos Cruzados faz questão de partilhá-lo com todos os enófilos.

Grande Festa das Vindimas na Quinta da Teixuga

A Quinta da Teixuga, em pleno coração do Dão, abre portas aos “Caminhos Cruzados”, com um convite à participação na Grande Festa das Vindimas. Este é um dos momentos mais importantes do ano, e a Caminhos Cruzados faz questão de partilhá-lo com todos os enófilos. Nas boas-vindas, são servidos vinhos, queijos, enchidos e bôlas regionais, seguindo-se a vindima manual.

Ao longo dos 40 hectares de vinha estão plantadas algumas das castas mais emblemáticas da região, entre uvas tintas como a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, a Jaen e a Alfrocheiro. Ou uvas brancas como a Malvasia-Fina, a Encruzado e a Bical. Todos os participantes recebem uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde.

Depois da recolha das uvas as atividades programadas continuam com uma visita à adega, um edifício de linhas modernas inaugurado em 2017 e com capacidade de vinificação de 400 mil litros.

A visita guiada inicia-se na área de receção das uvas, seguindo-se a sala de prensagem e vinificação com uma explicação sucinta de cada um dos processos, terminando na sala de estágios com prova de vinhos. Para retemperar forças, segue-se um almoço harmonizado com os vinhos da Caminhos Cruzados.

A vindima de portas abertas decorre de 5 a 25 de setembro, estando as datas condicionadas a alterações ditadas pela equipa de enologia, de acordo com os fatores externos.

Para inscrições e mais informações visite o site oficial da Caminhos Cruzados em https://caminhoscruzados.net/ Esta é uma época especial, venha conhecer-nos e viva connosco o fantástico espírito da vindima.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.