Site icon Ipressjournal

Greve Climática Estudantil convoca Mobilização pelo Clima

Greve Climática Estudantil convoca Mobilização pelo Clima

A Greve Climática Estudantil convoca uma nova mobilização pela justiça climática, no dia 19 de Março, em resposta ao apelo internacional do movimento Fridays For Future, que já tem confirmadas como aderentes, duas dezenas de localidades em Portugal..

Voltamos à ação porque, face a todas as promessas vazias, de líderes e instituições, precisamos de um plano real, construído pelo movimento por justiça climática, por todas as pessoas, para todas as pessoas.

2021 é o ano para começar e recuperar. A nossa casa está a arder e as pessoas na linha da frente (MAPA) a sofrer. No último ano fomos abalados por uma nova crise a somar às que já enfrentamos – económica, migratória, social e climática -, mas está na hora de pegar nos extintores. Não nos podemos dar ao luxo de esperar mais, quando no dia 19 de março de 2021 teremos 6 anos e 287 dias até que seja impossível ultrapassar os 1.5ºC de aquecimento em relação a níveis pré-industriais.

Face à urgência da mudança, erguemo-nos numa sociedade fóssil a fim de realizar a transição para uma ecológica e socialmente justa, que tem de ter em conta tanto os e as empregadas nos setores poluentes, como as pessoas que foram mais abaladas pela crise pandémica. Mobilizamo-nos porque precisamos de um plano para recuperar, simultaneamente, o clima, a saúde pública e a economia para uma que tenha a vida no centro. Até agora temos confirmadas 18 localidades – Alcácer do Sal, Algarve, Aveiro, Bragança, Caldas da Rainha, Coimbra, Entroncamento, Évora, Guimarães, Lamego, Lisboa, Mafra, Montijo, Odemira, Pico, Porto, Setúbal e Viseu –, algumas com ações físicas, mas todas com a opção online.

Reivindicamos a criação de milhares de empregos para o clima nos setores-chave que reduzam as emissões e o encerramento das infraestruturas mais poluentes, garantindo a proteção e requalificação dos trabalhos. A solução da crise climática também exige a criação de um plano habitacional; a criação de um plano nacional florestal e agrícola, fundamentado na agroecologia e na permacultura; o incentivo a projetos benéficos às zonas rurais e que proceda à adequação das áreas florestais às condições climáticas atuais e futuras; a integração do estudo das alterações climáticas e da ecologia nos currículos escolares, entre outras a consultar no manifesto.

Em contrarrelógio erguemo-nos para lutar pelo cumprimento dos prazos que o planeta nos dá. Não há tempo a perder. A luta pelo futuro já começou e não pode ser adiada!

Convocamos todos e todas para exigir respostas reais ao grande desafio dos nossos tempos, tomando as devidas medidas de higiene que assegurem a segurança de todos os participantes, no caso de ações presenciais. Informações em constante atualização no Instagram, Facebook e Twitter.

Para subscrever o manifesto, as entidades devem enviar um e-mail para nacional@greveclimaticaestudantil.pt

Movimento Fridays For Future

Partilhe:
Exit mobile version