Home » Atualidade » Nacional » Greve dos professores gera +50% de queixas
Greve dos professores gera +50% das queixas

Greve dos professores gera +50% de queixas

Os Pais queixam-se dos constrangimentos associados à greve e da falta de professores para lecionar. Entre 1 de janeiro e 8 de fevereiro as reclamações contra o Ministério da Educação, dispararam 400%, face a 2022.

Escolas fechadas, alunos sem aulas e pais desesperados. Estes são os efeitos da greve dos professores que decorre há mais de um mês, por todo o país. Pais e encarregados de educação estão indignados com os vários constrangimentos que a situação está a gerar. Ao Portal da Queixa chegaram, desde o início do ano, inúmeras reclamações contra o Ministério da Educação, um aumento na ordem dos 400% em relação ao período homólogo.

O Portal da Queixa observou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao Ministério da Educação (ME). Entre os dias 1 de janeiro e 8 de fevereiro deste ano, as reclamações contra a tutela registaram um crescimento na ordem dos 400%, em comparação com o período homólogo.

Segundo a análise efetuada, mais de 50% das queixas recebidas este ano estão relacionadas com a greve dos docentes e com os constrangimentos resultantes da situação de paralisação que tem vindo a afetar alunos, pais e encarregados de educação.

Sobre os principais motivos das reclamações dirigidas ao ME em 2023, aferiu-se que 53% aponta a greve dos professores e o impasse gerado com a tutela como a causa do problema relatado e 34% das queixas refere-se à falta de professores para lecionar.

De acordo com os dados do Portal da Queixa, o número das reclamações dirigidas ao Ministério da Educação tem vindo a registar uma variação crescente. Em 2021, foram apresentadas 332 reclamações e, no ano passado, foram registadas 357 queixas.

De referir ainda que, os indicadores na plataforma revelam que o Ministério da Educação é uma das entidades públicas com uma boa performance pelo Índice de Satisfação obtido, que está avaliado pelos consumidores em 70.7 (em 100), já a Taxa de Resposta é de 85,5%.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.