Home » Sociedade » Notícia* » GRIPE: Farmácias preparadas para administrar vacinas
GRIPE: Farmácias preparadas para administrar vacinas

GRIPE: Farmácias preparadas para administrar vacinas

O pico da gripe está previsto para os próximos dias em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A Associação Nacional de Farmácias informa que o distrito de Faro tem pelo menos 93 farmácias, habilitadas para administrar vacinas contra o vírus da gripe, num derradeiro esforço para vacinar a população ainda desprotegida.

No continente e nas ilhas, existem pelo menos 2.326 farmácias portuguesas habilitadas a administrar a vacina contra a gripe. Esta semana reforçaram stocks, para facilitarem o acesso à vacina aos portugueses de qualquer ponto do território.

«As farmácias são a rede de serviços de saúde melhor distribuída no território e de mais fácil acesso pela população, por isso devem assumir a sua responsabilidade na protecção da Saúde Pública», declara Rute Horta, Diretora de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A vacinação evita mortes, diminui os riscos associados à doença e está indicada durante todo o Outono e Inverno. «As pessoas devem vacinar-se já. Nunca é tarde para prevenir», apela Rute Horta, farmacêutica com dez anos de experiência em campanhas de vacinação.

As farmácias dispõem de farmacêuticos com formação específica e reúnem todas as condições de segurança protocoladas para a administração de vacinas. Até ao momento, já foram dispensadas 509 mil vacinas na rede de farmácias.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.