Site icon Ipressjournal

Grupo Accor comprometido com a igualdade profissional

Grupo Accor projeta pagar salário igual a Homem e Mulher

O Grupo Accr reforça o seu compromisso com a promoção da igualdade profissional entre mulheres e homens, em 2021. Nesse âmbito, o grupo hoteleiro internacional, definiu quatro objetivos até 2025, através da iniciativa RiiSE, que visa a diversidade e a inclusão.

Das várias medidas que o Grupo pretende atingir, destacam-se a “igualdade salarial entre homens e mulheres em 2021; 30% do comité executivo ocupado por mulheres até 2022, e 40% até 2025; 40% das lideranças sénior ocupadas por mulheres até 2022, e 45% até 2025; 35% dos cargos de direção dos hotéis ocupados por mulheres até 2022, e 40% até 2025, no Sul da Europa, onde se inclui Portugal, 41% das direções dos hotéis, já são ocupadas por mulheres.

A iniciativa RiiSE está focada em dois pilares: Empoderamento e Discriminação & Violência. No âmbito do pilar Empoderamento, procura promover a presença da mulher em programas de mentoria, em liderança de eventos ou na atribuição de prémios RiiSE. Através do pilar Discriminação & Violência, visa estabelecer acordos com ONGs, lutar contra o sexismo e a discriminação e desenvolver formações e guias de melhores práticas.

“Somos uma empresa multinacional, presente nos 5 continentes, em mais de 100 países, e a diversidade faz parte do nosso ADN. Em Accor, acreditamos na promoção da igualdade profissional e, portanto, de oportunidades. É por isso que temos vindo a trabalhar há muitos anos, com muito bons resultados, para apoiar as mulheres que desejam desenvolver as suas carreiras profissionais, incluindo posições relevantes e de responsabilidade. Os nossos valores, a nossa política de Talent & Culture e as nossas redes internas, como RiiSE, a nossa rede para a diversidade, são uma boa base para o conseguir e modificar o paradigma tradicional, reconhecendo o papel da mulher na indústria hoteleira no século XXI”, diz Rebeca Ávila, Vice-Presidente de Responsabilidade Social Corporativa Accor Europa do Sul.

Em 2012, Accor lançou a Rede de Mulheres Waag – Women at Accor New Generation, com o propósito de acompanhar mulheres no caminho até cargos de responsabilidade, dando-lhes a confiança e os recursos de que necessitam para desenvolver o seu potencial. Nesse mesmo ano, o Grupo definiu como objetivo que as mulheres representassem 50% dos seus colaboradores, 15% dos cargos de responsabilidade e 35% das direções dos hotéis até 2015.

Em 2015, Accor juntou-se ao #HeForShe, um movimento que é um convite para que homens e pessoas de todos os géneros se demonstrem solidários com as mulheres para, assim, formar uma frente ambiciosa, visível e unida em direção à igualdade de género. No mesmo ano, o Grupo assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU, que define sete princípios que promovem o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade, através da liderança, da igualdade, da não-discriminação, da promoção da saúde, segurança e bem-estar, do desenvolvimento interno e externo, do desenvolvimento empresarial, das comunidades e da transparência e apresentação de resultados.

Em 2021, o Grupo Accor foi anunciado como um dos novos líderes em Gender-based Violence Action Coalition, pela Generation Equality Forum, uma iniciativa organizada pela ONU Women em parceria com os governos do México e de França, juntamente com a sociedade civil. Esta iniciativa visa reforçar o poder e a voz dos movimentos feministas e da juventude e o empenho e ação de diferentes atores, incluindo representantes de alto nível dos Estados-Membros, do setor privado e de organizações internacionais.

Partilhe:
Exit mobile version