Home » Saúde » Grupo de trabalho de medicamentos hospitalares
Grupo de trabalho de medicamentos hospitalares
Grupo de trabalho de medicamentos hospitalares

Grupo de trabalho de medicamentos hospitalares

A Plataforma Saúde em Diálogo, reclamou em carta dirigida no passado dia 10 de Julho à secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, a integração formal no grupo de trabalho, criado para estudar os modelos de proximidade, na dispensa de medicamentos hospitalares.

«Vimos, desta forma, exigir a nossa inclusão formal neste e em qualquer outro grupo de trabalho em que sejam discutidas decisões que afectam a saúde de todos nós», escreveu Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, associação que representa 55 associações de doentes, promotores de saúde, profissionais de saúde e consumidores. Na carta, a Plataforma manifestou «total estupefacção e profundo desagrado» com o facto de ter sido excluída do grupo de trabalho, que inclui representantes de várias unidades hospitalares, da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica e do INFARMED, a quem compete coordenar o grupo.

A Plataforma Saúde em Diálogo entende que o grupo de trabalho exclui os destinatários das medidas: as pessoas com doença. Esta decisão é «uma terrível e clara afronta à tão proclamada prioridade deste XXII Governo Constitucional: ‘’tornar o Serviço Nacional de Saúde mais justo e inclusivo, respondendo melhor às necessidades da população’’».

Nos últimos meses, a Plataforma demonstrou «total disponibilidade» para colaborar nos processos de decisão relativos à Saúde, nomeadamente no contexto da pandemia. Nesse sentido, escreveu ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, no início de Maio. «Queremos, devemos e podemos fazer parte da solução desde a sua concepção até à sua implementação e, posteriormente, durante a sua avaliação periódica», afirma Rosário Zincke na carta agora enviada.

Sobre a Plataforma Saúde em Diálogo

Fundada em 1998, a Plataforma Saúde em Diálogo – Associação para a Promoção da Saúde e Proteção da Doença, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por missão fazer ouvir a voz dos doentes e utentes de saúde, contribuindo para a evolução de um sistema de saúde cada vez mais centrado nas pessoas. Conta atualmente com 55 associadas, entre as quais associações de doentes, promotores de saúde, profissionais de saúde e consumidores.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.