Home » Atualidade » Internacional » Guerra: onda de ciberataques à escala global
Guerra: onda de ciberataques à escala global

Guerra: onda de ciberataques à escala global

O relatório semestral “Threat Landscape Report”, elaborado pela S21sec, empresa do setor de serviços de cibersegurança, analisa a evolução do cibercrime no primeiro semestre de 2022. De acordo com o mesmo relatório, Portugal ocupa o 37º lugar do ranking mundial de ciberataques.

Segundo o relatório, a invasão russa da Ucrânia conduziu a um contexto de instabilidade no domínio da cibersegurança a nível internacional, além de uma maior suscetibilidade do tecido empresarial a qualquer possível ameaça.

Entre as principais conclusões, a equipa Threat Intelligence da S21sec, detetou mais de 11.925 vulnerabilidades nos últimos seis meses que levaram a uma maior suscetibilidade da comunidade empresarial a qualquer possível ameaça. De acordo com o relatório, grande parte dos ciberataques teve como principal entrada a exploração por cibercriminosos de alguma vulnerabilidade nas infraestruturas das organizações afetadas.

O mês de março acumulou o maior número de incidentes de segurança, tendo sido registada uma ligeira diminuição de casos nos meses seguintes. De salientar que nos primeiros seis meses do ano houve quase 7.000 vulnerabilidades de nível crítico ou elevado, como o CVE 2022-30190, também conhecido como Follina, que os cibercriminosos têm explorado ativamente para a execução de diferentes tipos de ataques.

Durante o conflito, a Rússia recorreu ao uso de diferentes tipos de ameaças, infiltrando-se nos sistemas e causando grandes danos a empresas e organizações ucranianas.

O hacktivismo tem crescido pelo envolvimento de agentes externos financiados por agências governamentais de outros países, bem como empresas pertencentes a vários sectores, que quiseram aproveitar o conflito.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.