Guia Inteligente de apoio a cegos desenvolvido na UC

994

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um Guia Inteligente para orientar pessoas cegas no interior de edifícios públicos.

Este Guia, que pretende aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano, foi desenvolvido em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. Na prática, trata-se de uma aplicação para Smartphone desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.

A partir do telemóvel, o sistema “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People” utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para «orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício. O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação: estabelece percursos e indica distâncias, descreve o ambiente envolvente (por exemplo, a que distância está do elevador ou de escadas), identifica pontos de interesse, etc.», explica o coordenador do projeto, José Cecílio.

Uma das características mais distintivas do sistema é a sua simplicidade: «simplifica o trabalho do utilizador em termos de especificação do que pretende. O utilizador pode dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja (tais como comer, comprar roupa). O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas, tais como indicar os restaurantes que existem, para o utilizador a seguir dizer qual deseja. Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente até ao sítio desejado», exemplifica o investigador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas cegas, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão. O objetivo é que «ao entrar no centro comercial, o cliente possa saber quais as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto. Nesse sentido, vamos implementar um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra», conclui.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close