Home » Ci√™ncia & Tecno » Guia Inteligente de apoio a cegos desenvolvido na UC

Guia Inteligente de apoio a cegos desenvolvido na UC

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um Guia Inteligente para orientar pessoas cegas no interior de edif√≠cios p√ļblicos.

Este Guia, que pretende aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano, foi desenvolvido em colabora√ß√£o com a ACAPO – Associa√ß√£o dos Cegos e Ambl√≠opes de Portugal. Na pr√°tica, trata-se de uma aplica√ß√£o para Smartphone desenhada para ajudar, de forma r√°pida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar servi√ßos e produtos desejados no interior de edif√≠cios p√ļblicos.

A partir do telem√≥vel, o sistema ‚ÄúSmartGuia: Shopping Assistant for Blind People‚ÄĚ utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para ¬ęorientar o cego at√© ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informa√ß√£o clara sobre lugares, produtos e servi√ßos que se encontram no edif√≠cio. O guia √© acionado pelo utilizador e, a partir da√≠, atualiza constantemente a informa√ß√£o: estabelece percursos e indica dist√Ęncias, descreve o ambiente envolvente (por exemplo, a que dist√Ęncia est√° do elevador ou de escadas), identifica pontos de interesse, etc.¬Ľ, explica o coordenador do projeto, Jos√© Cec√≠lio.

Uma das caracter√≠sticas mais distintivas do sistema √© a sua simplicidade: ¬ęsimplifica o trabalho do utilizador em termos de especifica√ß√£o do que pretende. O utilizador pode dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja (tais como comer, comprar roupa). O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre prefer√™ncias mais concretas, tais como indicar os restaurantes que existem, para o utilizador a seguir dizer qual deseja. Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente at√© ao s√≠tio desejado¬Ľ, exemplifica o investigador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas cegas, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utiliza√ß√£o a qualquer cidad√£o. O objetivo √© que ¬ęao entrar no centro comercial, o cliente possa saber quais as lojas que est√£o com promo√ß√£o nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto. Nesse sentido, vamos implementar um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra¬Ľ, conclui.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.