Home » Atualidade » Internacional » Guiné Equatorial já é membro efetivo da CPLP!
Teodoro Obiang Presidente da Guiné Equatorial

Guiné Equatorial já é membro efetivo da CPLP!

Os Chefes de Estado e de Governo da CPLP que até hoje era a Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa, aprovaram por unanimidade na reunião que está a decorrer em Dili, Timor Leste, a entrada da Guiné Equatorial, como membro de pleno direito.

Segundo fonte da delegação brasileira em declarações à Lusa, não houve qualquer votação, a decisão aconteceu em reunião restrita dos líderes, na qual não participou a Guiné Equatorial.

A delegação portuguesa, em declaração à comunicação social, adiantou que o consenso foi generalizado e favorável à entrada daquele país, mas que terá havido, um “intenso debate?”, tendo ficado acertado que “Teodoro Obiang o novo membro desta nova CPLP, deve explicar o que é que já fez e vai continuar a fazer, para cumprir as exigidas condições de adesão”, previstas na carta fundacional da organização.

Segundo a mesma fonte, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente da República Portuguesa, defendeu os princípios que estiveram na base da fundação da CPLP, nos quais estão incluidos o respeito pelos direitos humanos e o português como língua oficial, enquanto Pedro Passos Coelho, terá exigido que Teodoro Obiang explique “como é que está a cumprir as condições de adesão, sobretudo o fim da “pena de morte” e as medidas já implementadas para promover o português naquele país, onde a língua oficial é o Espanhol.

Como nota de rodapé, refira-se que na cerimónia de abertura, mesmo antes desta reunião, onde foi decidido aceitar a Guiné Equatotial como membro efetivo, Teodoro Obiang foi convidado a subir ao palanque e a sentar-se na mesa dos membros de pleno direito, cena que foi filmada pelas televisões.

Partilhe:
Os Chefes de Estado e de Governo da CPLP que até hoje era a Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa, aprovaram por unanimidade na reunião que está a decorrer em Dili, Timor Leste, a entrada da Guiné Equatorial, como membro de pleno direito. Segundo fonte da delegação brasileira em declarações à Lusa, não houve qualquer votação, a decisão aconteceu em reunião restrita dos líderes, na qual não participou a Guiné Equatorial. A delegação portuguesa, em declaração à comunicação social, adiantou que o consenso foi generalizado e favorável à entrada daquele país, mas que terá havido, um "intenso debate?", tendo ficado…

Review Overview

User Rating: 4.5 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.