Home » Atualidade » Nacional » HCP cria soluções de monitorização da infeção Covid-19
HCP cria soluções de monitorização da infeção Covid-19
HCP cria soluções de monitorização da infeção Covid-19

HCP cria soluções de monitorização da infeção Covid-19

O Health Cluster Portugal (HCP), entidade do setor da saúde, está a promover através da sua rede temática, o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma pulseira para monitorização digital, na residência, de pessoas diagnosticadas ou suspeitas de infeção por SARS-CoV-2 (Covid-19).

Neste projeto estão igualmente em desenvolvimento, a criação de uma central de apoio técnico e de suporte à utilização de ventiladores, e uma plataforma de e-learning que disponibiliza conteúdos sobre Covid-19 para profissionais de saúde.

Estas são três soluções criadas pelo Health Cluster Portugal (HCP), através da sua rede temática Smart Health Network, pretende dar resposta à pandemia. Os projetos, que já estão a ser desenvolvidos no terreno, envolvem start-ups e empresas nacionais, parceiros internacionais, instituições de i&d e hospitais.

O objetivo é apoiar o esforço e a dedicação dos profissionais de saúde no combate à Covid-19, usando o know-how, experiência e conhecimento nos domínios das tecnologias médicas e de saúde digital dos associados do HCP.

Covidmonitoring – Monitorização digital à distância

Esta solução permite a monitorização digital de indivíduos diagnosticados ou suspeitos de infeção por SARS-CoV-2, a Covid-19, nas suas casas, através de uma pulseira que monitoriza remota e localmente diferentes parâmetros do utilizador: temperatura, nível de saturação de oxigénio, frequência cardíaca, variabilidade do ritmo cardíaco, frequência respiratória, nível de atividade física e ciclos de sono.

Esta plataforma integra esta informação com a de outras aplicações de recolha de dados epidemiológicos gerando alertas mediante o estado clínico do indivíduo. Estes alertas, assim como os parâmetros medidos, são disponibilizados em formato de relatório gráfico aos médicos de família e de saúde pública para que possam realizar a vigilância ativa dos casos.

Este projeto está a ser promovido pelo Health Cluster Portugal em parceria com Centro de Medicina Digital P5, HealthySystems, CINTESIS, TonicApp, Promptly, 2CA-Braga, Centro Hospitalar Universitário São João, Medtronic e Astrazeneca.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.