Home » Saúde » Helder Novais Bastos premiado com Bolsa de Investigação
Helder Novais Bastos premiado com Bolsa de Investigação

Helder Novais Bastos premiado com Bolsa de Investigação

Helder Novais e Bastos, investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, recebe hoje, o maior prémio nacional de incentivo à investigação para jovens médicos, a Bolsa D. Manuel de Mello,  no valor de 50 mil euros.

A Bolsa atribuída pela Fundação Amélia de Mello, em parceria com a CUF, permitirá avaliar a evolução da fibrose pulmonar, uma condição patológica grave, subdiagnosticada, com o objetivo de melhorar o seu prognóstico e respetivo tratamento.

Helder Novais e Bastos, professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), e médico pneumologista no Centro Hospitalar Universitário de São João, recebe o prémio para desenvolver o projeto de investigação “FIBRA-Lung: Interações hospedeiro-microbioma na busca por biomarcadores de doenças pulmonares intersticiais fibrosantes que regem a aceleração”, que tem como objetivo melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas que sofrem de fibrose pulmonar.

A fibrose pulmonar é o resultado de um conjunto de doenças pulmonares difusas, que se caracteriza pela inflamação e cicatrização anómala do tecido pulmonar, geralmente progressiva, estando associada a elevadas taxas de morbilidade e mortalidade, com um prognóstico comparável ao cancro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.