Helsinquia a capital da Finlândia promete para o ano de 2025, um programa cultural notável para celebrar o design, a arte, a arquitetura e a narrativa finlandesa. Desde a grande reabertura do icônico Finlandia Hall ao mágico 80º aniversário dos Moomins, o novo ano anuncia uma imensidão de exibições, celebrações e eventos internacionais.
O recém renovado Finlandia Hall, uma obra-prima da arquitetura moderna, será reaberto em janeiro com novas ofertas emocionantes, convidando os visitantes a explorar temas de identidade e criatividade. Enquanto isso, as histórias intemporais de Moomin, criadas por Tove Jansson, continuam a acolher mundos imaginativos onde a alegria e a aceitação estão no centro de cada conto.
À medida que o verão decorre, a Bienal de Helsinquia trará arte e natureza para o diálogo sob o tema “Abrigo” , transformando o parque Esplanade e a ilha Vallisaari num palco para obras instrigantes.
No outono, a Helsinquia Design Week, comemora o 20º aniversário, destacando a criatividade e explorando a felicidade como um princípio de design, prevendo um futuro mais brilhante e esperançoso. Seja morador local ou visitante estrangeiro, Helsinquia convida a experimentar a sua vibrante cena cultural, onde a criatividade e a inspiração, estão sempre por perto.
O Finlandia Hall regressa com novas experiências
Projetado por Alvar Aalto e concluído em 1971, o Finlandia Hall é uma das criações arquitetônicas modernas mais famosas da Finlândia. Após uma extensa reforma, o edifício, anteriormente conhecido principalmente como local para congressos e eventos, reabre a 4 de janeiro com uma série de novos serviços, incluindo acomodações exclusivas, um restaurante bistrô e um café de vinhos.
O Finlandia Hall vai ser palco de uma exposição permanente em junho de 2025, que vai oferecer a exploração experiencial da identidade finlandesa e do trabalho de vida e inspirações criativas de Alvar, Aino e Elissa Aalto. A exposição oferece a oportunidade de obter insights profundos sobre o legado e os princípios de design de Alvar Aalto. A exposição também vai oferecer aos visitantes a chance de se envolverem nas suas próprias experiências criativas inspiradas por Alvar, Aino e Elissa. Os visitantes também podem admirar a arte finlandesa contemporânea, das coleções do HAM, o Museu de Arte de Helsinque, exibidas por todo o edifício.
O recém renovado Finlandia Hall convida moradores e visitantes a entrar e explorar a obra-prima arquitetônica de Aalto e desfrutar de sabores, concertos e eventos locais.
80 anos de Moomin: a arte e a imaginação de Tove Jansson em exposição em Helsinquia
Tudo começou com o primeiro conto, The Moomins and the Great Flood , publicado em 1945. Escrito por Tove Jansson em Helsinquia durante a Segunda Guerra Mundial como um conto de fadas para confortá-la em tempos sombrios, a história segue Moominmamma e Moomintroll enquanto eles encontram um novo lar em Moominvalley. Aí, uma alta casa azul situada num lugar alegre e acolhedor, é o espaço onde todos são aceites, não importando quem sejam, de onde vêm ou quando cheguem.
Helsinquia celebra este ano de aniversário com duas grandes exposições. As festividades foram abertas com Tove Jansson, Paradise (25.10.2024–6.4.2025) no HAM Helsinquia Art Museum. Esta exposição exibe as pinturas públicas, mostrando como Jansson criou alegria, beleza e janelas para mundos mágicos por meio de sua arte. As celebrações culminarão em outubro de 2025 com uma exposição no Architecture and Design Museum Helsinki. Esta exposição fornecerá uma perspectiva única sobre o mundo de Tove Jansson, como ela percebeu a arquitetura e o design na sua vida e como esses elementos ganham vida nas histórias de Moominvalley. A porta está sempre aberta.
A Bienal de Helsinquia traz arte para terra e para o mar
A Bienal de Helsinquia 2025 é uma celebração de arte que dura o verão, organizada com grande paixão em três locais: Ilha Vallisaari, Parque Esplanade e Museu de Arte HAM Helsinquia. De 8 de junho a 21 de setembro de 2025, a terceira edição da Bienal, apresentará obras de 35 artistas, com metade das peças a serem encomendas específicas do local com estreia em Helsinquia. Com curadoria de Blanca de la Torre e Kati Kivinen, a bienal explora a delicada relação entre a humanidade e a natureza sob o tema ” Abrigo “. Comprometida com a sustentabilidade e o impacto duradouro, a Bienal de Helsinquia também pretende deixar um legado ao exibir permanentemente obras de arte selecionadas pela cidade. O programa completo, incluindo a programação de artistas, obras e patrocinadores, será revelado na primavera de 2025.
Semana de Design de Helsinquia: Uma Celebração de Design e Felicidade
A Helsinquia Design Week 2025 convida os visitantes internacionais para celebrar a diversidade do design. O tema do ano, “Celebração”, incentiva a reflexão sobre as conquistas e a visualização do futuro com otimismo e esperança. A principal exposição e simpósio, “Como projetar a felicidade”, foca o conceito de felicidade, oferecendo uma nova perspectiva através das lentes do design. Combinando elementos internacionais e locais, a exposição destacará o papel do design na formação do bem-estar e será curada por uma figura proeminente a ser anunciada no início de 2025.
O programa apresenta diversos eventos emblemáticos, incluindo Design Market, Open Studios e PechaKucha Night, juntamente com palestras inovadoras de simpósio e eventos satélites que mostram vários campos do design. A Helsinquia Design Week 2025 também revisitará alguns dos seus melhores momentos dos anos anteriores, enfatizando o papel de Helsinquia como um centro global para design e arquitetura.
Museu de Arquitetura e Design
Um novo museu dedicado à arquitetura e ao design está programado para abrir em 2030, em Helsinquia. Projetado para ser um destino de visita obrigatória para entusiastas de arquitetura e design, o museu também servirá como centro de aprendizado, compartilhamento e exploração para todas as mentes curiosas. O novo edifício, localizado no histórico South Harbour de Helsinquia, é selecionado por meio de uma competição aberta, internacional e anônima em duas etapas, que tiveran início em 15 de abril de 2024. A primeira etapa foi concluída em 29 de agosto de 2024, com impressionantes 624 inscrições. As 5 inscrições selecionadas que avançaram para a Etapa 2, foram reveladas em 18.12.2024, e os resultados finais serão anunciados em setembro de 2025. Enquanto isso, os visitantes podem aproveitar exposições inspiradoras nas atuais instalações do museu.
Entretanto saiba mais no MyHelsinki.fi, o guia local para descobrir os pontos turísticos, eventos e novidades mais inspiradores da capital da Finlândia, o site será renovado no início de 2025 para dar uma resposta ainda melhor.