Home » Ambiente & Natureza » Helsinquia lança programa de sustentabilidade local
Helsinquia lança programa de sustentabilidade local

Helsinquia lança programa de sustentabilidade local

A Cidade de Helsínquia lançou “Think Sustainably” um programa de sustentabilidade local, em resposta à preocupação dos cidadãos face á mudança climática.

O serviço Think Sustainably permite que residentes e visitantes façam escolhas diárias informadas, classificando com critérios de sustentabilidade personalizados, os restaurantes, atrações, lojas e alojamentos na capital finlandesa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela cidade de Helsínquia em 2018, dois terços dos moradores identificaram a crise climática como a sua maior preocupação face ao futuro. Em resposta, a cidade lançou o Think Sustainably, o primeiro serviço mundial on-line, que permite fazer escolhas sustentáveis ​​com a mesma facilidade com que se usa um aplicativo.

Think Sustainably fornece ferramentas práticas a residentes e visitantes para redução da pegada ecológica

Think Sustainably fornece aos residentes, visitantes e proprietários de empresas, ferramentas práticas para repensar o seu comportamento diário e tomar decisões de negócios e estilo de vida mais sustentáveis.

Os serviços filtrados por meio do programa online, incluem restaurantes, lojas, eventos, experiências e alojamentos, um comparativo com critérios personalizados desenvolvidos pela cidade em colaboração com grupos de interesse locais e especialistas em sustentabilidade. O serviço também inclui um recurso para o planeamento de rotas que permite selecionar opções de transporte sem emissões, uma ampla variedade de experiências oferecidas na cidade. O planeador de rotas fornece emissões de CO2 em gramas por pessoa e por viagem. O serviço Think Sustainably que reúne o feedback dos utilizadores, está publicamente disponível com planos para continuar o programa e rever seu impacto em 2020.

As cidades que abrigam mais da metade da população mundial, são responsáveis ​​por mais de 70% das emissões mundiais de carbono. Helsínquia reconhece que as cidades devem estar na vanguarda do combate às mudanças climáticas na implementação de políticas inovadoras. Ciente da necessidade de mudança sistêmica de hábitos, o programa é a mais recente iniciativa da cidade de Helsínquia, para apoiar a sua meta de carbono neutro em 2035. Ao desenvolver o Think Sustainably, a cidade reconhece o papel que as cidades desempenham na criação de soluções para a mudança nos estilos de vida quotidianos para enfrentar a crise climática global.

Para Kaisa-Reeta Koskinen, diretora da Iniciativa Carbono Neutro na cidade de Helsinque:“A mudança para a neutralidade do carbono requer mudanças estruturais importantes e ações quotidianas. As escolhas individuais são importantes: De acordo com estudos recentes, para evitar mais aquecimento climático, todo o finlandês deve reduzir a sua pegada de carbono de 10,3 toneladas para 2,5 toneladas até 2030. Se cada pessoa dos 2,6 milhões de domicílios existentes na Finlândia, reduzir a sua pegada de carbono em 20%, atingiríamos 38% das metas estabelecidas para a Finlândia, previstas no acordo climático de Paris para a redução de emissões ”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.