Home » Sítios & Viagens » Alojamento Local » Hotspots inesperados nas cidades do interior
Hotspots inesperados nas cidades do interior

Hotspots inesperados nas cidades do interior

As Cidades do interior de Portugal, são os hotspots mais inesperados, neste verão. Os destinos não tradicionais do interior, mostraram o maior crescimento nas buscas de hóspedes dispostos a viajar neste verão, em comparação a 2019.

Segundo dados divulgados pela plataforma Airbnb, os destinos em Portugal que romperam as listas de destinos tradicionais e surgiram como cenários inesperados para este verão, ajudando os anfitriões a beneficiar da dispersão turística e a suportar o aumento do custo de vida.

Sul, no distrito de Viseu, emergiu como um dos destinos mais desejados depois de mostrar o maior crescimento nas buscas feitas pelos hóspedes portugueses no primeiro semestre de 2022. Outros locais não tradicionais de verão, no interior, como a Lousã (Coimbra), Alqueva (Évora) e Grândola (Setúbal), mostraram um crescimento exponencial.

Se olharmos para as reservas efetivas, as pequenas cidades costeiras e do interior conseguiram chegar ao topo. Reguengos de Monsaraz (Évora), Esposende (Braga) e Moncarapacho (Faro) registaram um aumento significativo de reservas para o mesmo período.

Novas áreas em destaque e listagens únicas, novas oportunidades económicas

O aparecimento destes destinos menos conhecidos como novos hotspots inesperados mostra como a Airbnb está a contribuir para ajudar a redistribuir o turismo e criar novas oportunidades económicas para os anfitriões, numa altura em que a inflação crescente tem causado impacto nas finanças pessoais.

A Airbnb partilhou recentemente um novo relatório que destacou uma forte correlação entre o aumento da inflação e a adesão de novos anfitriões à Airbnb, à medida que as famílias procuram aumentar os seus rendimentos para poderem suportar o aumento do custo de vida.

Em Portugal, dados recentes revelaram também que os viajantes estão à procura de recantos que combinem uma grande localização com uma arquitetura peculiar ou espaços pouco usuais. Os ganhos para estadias únicas eram mais elevados do que para estadias regulares, com o típico anfitrião de uma listagem única em Portugal a ganhar 4800 euros em 2021.

O típico anfitrião português ganhou pouco mais de 4.100 euros em 2021 ao alugar o seu espaço na Airbnb. A grande maioria dos anfitriões são pessoas regulares, e 71% dos anfitriões portugueses partilham apenas um anúncio na plataforma. Quase 70% dizem também que o alojamento não é a sua ocupação principal3.

De Portugal para Espanha e vice-versa

Ao viajar para fora, os portugueses estão a optar por destinos banhados pelo mar. Espanha é definitivamente o país mais desejado para viajar para os portugueses, com oito localidades entre os 10 destinos mais procurados: Ibiza, Palma, Santa Cruz de Tenerife ou Isla Cristina. Outros lugares que mostraram mais crescimento nas buscas por portugueses versus 2019 foram a Grécia (Corfu) e Itália (Bari), surgindo como alguns dos mais recentes 10 destinos mais procurados no estrangeiro por portugueses.

E vice-versa, os destinos portugueses também reinaram no ranking espanhol, com Cascais, Portimão, Aveiro ou Nazaré a mostrarem o maior crescimento nas buscas entre os espanhóis que queriam viajar para o estrangeiro.

Para qualquer pessoa interessada em alojamento, ainda há tempo: os novos anúncios que foram ativados e reservados no 1º trimestre de 2022 estão a ser reservados mais rapidamente em comparação a 2021 e os futuros anfitriões podem saber mais sobre quanto poderiam ganhar ao partilhar o seu espaço na Airbnb através da ferramenta What’s My Place Worth. A ferramenta interativa calcula o rendimento estimado com base na geografia, tipo de listagem e utiliza os dados de reserva anteriores da Airbnb na área. Para mais informações, visite airbnb.com/host.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.